Notícias

//
https://www.canoas.rs.gov.br/wp-content/uploads/2023/11/Reduzidas_21_11_2023_ORCAMENTO_PARTICIPATIVO_MATHIAS_Guilherme_Pereira-57.jpg

Com recorde de votos presenciais, plenária do OP no bairro Mathias Velho elege reforma nas casas de bombas 6 e 7 como prioridade

Download Imagem Original

Foto: Guilherme Pereira

O recorde de votos presenciais nas plenárias do Orçamento Participativo de Canoas, até o momento, é do bairro Mathias Velho. Na noite desta terça-feira (21), 309 moradores da comunidade votaram de forma presencial na etapa que ocorreu na Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Thiago Würth. Com 703 votos, o público elegeu como prioridade a reforma e modernização das casas de bombas 6 e 7.

Ao todo, foram 1.597 votos, somando os presenciais aos 382 contabilizados nas unidades de saúde, 719 nas EMEFs e 187 nas EMEIs. As demais obras que estavam para votação na região – reforma das instalações elétricas e construção da subestação de energia da EMEF Thiago Würth e construção da nova EMEF Mathias Velho – também serão realizadas. Durante a plenária, foram escolhidos 36 delegados, número que também bateu recorde, responsáveis por fiscalizar o andamento das obras.

Uma das participantes da plenária foi Nedi Flores Gonçalves, 59 anos. “Eu estou muito feliz com a retomada do Orçamento Participativo, pois tenho certeza que com isso vamos continuar ganhando. E espero que as minhas demandas sejam as mesmas da maioria, para termos uma Canoas melhor”, relatou.

Antes da entrega dos resultados, o prefeito Jairo Jorge apresentou ao público um balanço de obras e serviços já realizados na região e na cidade e destacou a importância de planejar o futuro através da participação dos canoenses. “Canoas, em 2039, vai ser uma cidade centenária, e é por isso que queremos discutir com vocês o futuro, que é muito importante para o município. É dessa forma, juntos, que vamos crescer. Nós estamos aqui, sonhando com aquilo que a gente quer para o nosso bairro, para a nossa comunidade, e quando a gente sonha e Deus quer, as obras do OP vão nascer”, ressaltou.

Os votantes também elegeram como obra geral da cidade a construção do Mercado Público e espaço de eventos na avenida Inconfidência. Além disso, com 918 votos, ficou definido que a cidade precisa investir em Saúde para o futuro. Na hora de eleger qual polo Canoas deve ser em 2039, com 581 votos, a área escolhida foi a Educação. Por fim, a marca que Canoas deve ter quando completar 100 anos, segundo os moradores da região, é de Cidade Desenvolvida.

O Orçamento Participativo conta com investimento superior a R$ 50 milhões. São 46 obras previstas, cuja execução se dará conforme prioridade definida pelos canoenses.

A próxima plenária acontece na quinta-feira (30), na EMEF Governador Leonel Brizola, na rua Ramiro Barcelos, 1450, no bairro Igara.

Confira o cronograma das próximas plenárias:

30/11 – EMEF Governador Leonel Brizola, na rua Ramiro Barcelos, 1450, bairro Igara
5/12 – Salão da Paróquia São Pio X, na avenida Rio Grande do Sul, 414, bairros Mathias Velho e São Luís
12/12 – Complexo Martin Luther King, na rua Romeu Morsch, 844, bairros Harmonia e Vila Cerne
19/12 – Auditório Bordo LaSalle, na avenida Victor Barreto, 2288, Centro

Texto: Marina Staudt
Edição: Carina Jung

[addtoany]