//
Com uso de espelhos, alunos de Canoas trabalham a alfabetização de forma lúdica
Na EMEF General Osório, as crianças praticam a alfabetização com uma atividade diferente e inovadora. Os alunos das turmas de 1º ano descobriram os fonemas falando em frente a um espelho. Com essa técnica, as crianças conseguem não só escutar o som das letras, mas observar o movimento que a boca faz para emitir esse som, o que facilita o desenvolvimento da linguagem oral.
Utilizando o espelho, os estudantes podem visualizar os movimentos da boca, para comparar modelos visuais e os sons, estimulando o autocontrole e a autorregulação. A atividade funciona como um método fonoarticulatório e é desenvolvida pela professora da turma, Valdelena Vasconcellos, que traz a iniciativa de outras experiências.
“Eu fiz um curso sobre essa técnica e sempre achei algo muito interessante. Agora, pude trabalhar com eles essa atividade dentro do Pacto pela Alfabetização e estou percebendo um resultado bem efetivo. Eles sempre ficam muito empolgados com essa atividade, eu penso que, quando se trata do ensino com as crianças, o lúdico e o diferente são muito importantes”, explica a professora.
A atividade faz parte do Pacto pela Alfabetização. Com uma metodologia baseada em evidências, o programa garante o aprimoramento da leitura dos estudantes e a consolidação da alfabetização, além de recuperar as perdas causadas pela pandemia.
Escritório de Comunicação - Ecom