Uma porção de xeques-mates em sequência deu início à 33ª edição das Competições Escolares Canoenses (CECA), nesta quinta-feira (10). A modalidade foi a primeira realizada durante todo o dia no Colégio Maria Auxiliadora, na rua Farias Brito, no bairro Centro, mesmo local onde ocorre a abertura oficial, a partir das 8h30 desta sexta-feira (11).
Mais de 5 mil estudantes entre 11 e 17 anos das redes municipal, estadual, federal e privada participam de onze modalidades envolvendo jovens das categorias mirim, infantil e juvenil. Somente para a disputa de xadrez, foram 170 inscritos, um recorde nas CECA. Segundo o secretário municipal de Esporte e Lazer, Luciano de Oliveira, o evento contribui com aprendizados que podem ser levados para a vida dos alunos. “Reunimos neste primeiro dia alunos, professores e diretores de dez escolas. Educação e esporte caminham juntos”, declarou.
Na primeira rodada foram 56 partidas disputadas simultaneamente. Uma das vencedoras foi Victoria Chagas, 17 anos, que misturava nervosismo e alegria. “Começar ganhando é muito bom, dá um incentivo para chegar na final”, conta a menina, em seu terceiro ano competindo. Já na sua estreia nas CECA, Jean Acosta, 13 anos, era só expectativa. “Tudo novo, vamos ver como vai ser”, conta o aluno, que aprendeu xadrez pela internet.
A programação desta sexta também incluirá o Congresso Técnico das CECA, às 9h30, no Colégio Maria Auxiliadora. Haverá, ainda, palestras do árbitro José Vidal, com o tema “Árbitro Escolar: Um Educador Dentro de Quadra”, e do professor Alberto Filho, abordando os “Desafios da Ética no Esporte”.
O próximo momento das CECA ocorrerá no dia 24 de abril, com as disputas de judô em todas as categorias, na Estação Cidadania, avenida Rio Grande do Sul, 3320, bairro Mathias Velho, a partir das 9h. As competições ocorrem até novembro.