Notícias

//
https://www.canoas.rs.gov.br/wp-content/uploads/2023/08/reduzidas_07_08_2023-ABERTURA-AGOSTO-LILAS-AUDITORIO-PAMELLA_MENDES-4.jpg

Comemoração do aniversário da Lei Maria da Penha marca abertura do Agosto Lilás em Canoas

Download Imagem Original

Foto: Pamella Mendes - PMC

A segunda-feira (7) foi marcada pela abertura oficial do Agosto Lilás e comemoração dos 17 anos da Lei Maria da Penha. A atividade ocorreu no Auditório Sady Schwitz, no Paço Municipal. Canoas é uma referência no combate à violência contra a mulher, pois conta com uma rede que realiza um trabalho transversal e de acordo com os princípios da legislação.

A Lei Maria da Penha (Lei nº 11.340, de 7 de agosto de 2006) é uma ferramenta que busca coibir a violência doméstica e familiar contra a mulher e serve como base para a criação de políticas públicas neste segmento. Na abertura do evento, o prefeito Jairo Jorge destacou os avanços registrados ao longo dos 17 anos da lei. “Tivemos avanços importantes nessa luta. Enquanto houver desigualdade, enquanto houver qualquer forma de violência, teremos muito para lutar e superar. A Lei Maria da Penha trouxe muitos avanços, e hoje é um dia de celebrarmos isso, pois, nesses 17 anos, foram criadas estruturas que fazem a diferença e preservam vidas”, ressaltou.

A secretária especial da Coordenadoria das Mulheres, Vani Piovesan, destacou a importância da lei na conscientização e no enfrentamento à violência contra a mulher. “Ela vem para proporcionar que as mulheres saiam dessa situação de violência. Uma lei extremamente comprometida e que faz com que as mulheres tenham mecanismos para buscar ajuda”, afirmou.

Conselho Municipal

Durante o evento, ocorreu a posse das integrantes do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (Comdim). “Nós temos a missão, como conselheiras, de propor e fiscalizar ações junto à rede de enfrentamento a violência contra as mulheres. Canoas é uma referência no Estado e no país, com uma rede que foi construída no decorrer dos anos por muitas mãos. E o conselho tem a responsabilidade de zelar pelo respeito, proteção e criação do direito de todas as mulheres”, salientou a presidenta do órgão, Rosângela de Jesus.

Painel

Após a abertura do evento, que contou com apresentação solo de ballet neoclássico da professora Maria Eduarda, e da posse do Comdim, ocorreu a apresentação do painel 17 anos da Lei Maria da Penha. A discussão reuniu o secretário municipal de Segurança Pública, Guilherme Pacífico; a diretora de Proteção de Direitos da Secretaria Nacional de Enfrentamento à Violência Contra Mulheres do Ministério das Mulheres, Aline Yamamoto; a delegada da Delegacia Especializada da Mulher (DEAM), Angélica Giovanella Marques; a secretária especial da Coordenadoria das Mulheres, Vani Piovesan, e a coordenadora do Centro de Referência da Mulher (CRM) Patrícia Esber, Cíntia Nascimento.

Na apresentação foram expostos dados sobre os atendimentos realizados em Canoas. Além disso, houve apresentação da rede, que realiza um trabalho transversal e de acordo com os princípios da Lei Maria da Penha.

Rede de atendimento

A rede de enfrentamento à violência contra as mulheres de Canoas realiza um trabalho conjunto com a Coordenadoria das Mulheres. É composta por: Centro de Referência da Mulher (CRM) Patrícia Esber, Delegacia Especializada em Atendimento à Mulher (DEAM), Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA), Sala Lilás no Hospital Universitário, Centro de Referência no Atendimento Infanto-juvenil (CRAI), Centro Regional de Abrigamento para Mulheres (CRAM), Foro Central e Juizado Especializado de Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher e Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (Comdim).

Programação do Agosto Lilás

2/8 a 31/8 – Roda de conversa “A gente só quer paz” – Bora conversar sobre relacionamento interpessoal!
Local: Escolas municipais

9/8 a 30/8 – Roda de conversa “Viver sem violência é possível”
Local: Centros de Referência de Assistência Social (CRAS)

10/8 e 17/8 – Canoas contra o Assédio
Local: Estação Canoas/Centro e Estação Mathias Velho
Horário: 16h30 às 18h30

12/8 – Atividade com Mulheres Quilombolas
Local: Quilombo Maria Luiza Ireno
Horário: 9h às 12h

18/8 a 25/8 – Exposição Fotográfica “O silêncio também é uma arma”
Local: Paço Municipal (Rua 15 de Janeiro, 11, Centro)
Horário: 8h às 18h

19/8 – Sábado Pra ELAS
Local: Parque dos Rosa (Avenida Victor Barreto, 2186, Centro)
Horário: 9h às 11h

25/8 – Picnic Lilás
Local: Parque dos Rosa (Avenida Victor Barreto, 2186, Centro)
Horário: 14h30

29/8 – Aula Inaugural dos Cursos na Casa Lilás
Local: Casa Lilás (Avenida Boqueirão, 2.170, Igara)
Horário: 14h

31/8 – Seminário Unilasalle
Local: Universidade La Salle (Avenida Victor Barreto, 2288, Centro)

Texto: Daniele Brito - PMC / Edição: Carina Jung - PMC