Com direito a bolo, festa, parabéns e muita emoção, a Biblioteca Pública Municipal João Palma da Silva comemorou 56 anos nesta terça-feira (25). A celebração ainda premiou os vencedores da II Coletânea de Microcontos.
O prefeito em exercício, Nedy de Vargas Marques, participou da cerimônia e ressaltou a importância do espaço para a cidade. “É uma grande honra estar participando desta cerimônia, que marca os 56 anos de um espaço de tamanha importância para nossa cidade. É através do livro e da leitura que se exala o charme da cultura. É por isso que a nossa Biblioteca se mantém como um grande símbolo do acesso à leitura e à cultura em Canoas”.
De acordo com o secretário da Cultura, Eduardo Paim, a Biblioteca Pública busca sempre aprimorar seus serviços, promovendo o acesso à informação e fomentando o gosto pela leitura. “A Biblioteca busca ser um lugar onde o indivíduo possa refletir e mobilizar-se para participar efetivamente da vida do Município, exercitando a cidadania e trabalhando para a construção do conhecimento”.
Dentro das atividades comemorativas, ocorreu também a posse da nova diretoria da Associação dos Amigos da Biblioteca Pública (ABIP), que durante a gestão 2022-2026 terá a seguinte composição:
Presidente: Alba Valéria
Vice-presidente: Maristela Bongiorni
Primeira-secretária: Andréia Knob Pereira
Segunda-secretária: Mari Rigo
Primeira-tesoureira: Regina Pelissaro
Segunda-tesoureira: Vera Schneider
A ABIP é uma associação de direito privado, de caráter cultural e representativo, sem fins lucrativos, nem cunho político-partidário. O objetivo é integrar a comunidade e o poder público, buscando o desempenho mais eficiente do processo cultural, priorizando o campo da pesquisa e da leitura, além de proporcionar a efetiva integração da Biblioteca e da comunidade.
História da Biblioteca
A Biblioteca Pública Municipal foi inaugurada em 25 de outubro de 1966, iniciando suas atividades na Avenida Tiradentes, com um acervo de 900 volumes. O nome atual foi adotado em 1980, em homenagem ao escritor e tradicionalista João Palma da Silva, autor da obra “As origens de Canoas”.
Atualmente, a Biblioteca conta com um acervo de aproximadamente 25 mil livros, distribuídos em obras sobre Canoas, literatura brasileira, estrangeira, juvenil, infantil, entre outros assuntos. Também são oferecidos outros serviços como: estudo local, empréstimo de livros e contação de histórias. A Biblioteca conta com mais de 14.000 usuários cadastrados.
A Biblioteca Pública Municipal João Palma da Silva fica localizada na Rua Ipiranga, 105, bairro Centro. O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h.