Notícias

//
https://www.canoas.rs.gov.br/wp-content/uploads/2023/07/Reduzidas_07_07_23_Plantao_Ciclone_Guilherme_Pereira-5.jpg

Comitê de Gestão de Risco acompanha o avanço das chuvas

Download Imagem Original

Foto: Escritório de Comunicação - Ecom

O Comitê de Gestão de Risco está reunido no Centro de Comando Integrado de Canoas, na sede da Secretaria Municipal de Segurança Pública, desde às 18h desta sexta-feira (7), acompanhando o avanço das chuvas e a possibilidade de ciclone extratropical.

“Sabemos que a partir das 22h a situação vai ficar mais crítica. Então, estamos mobilizados para atender a população durante toda a madrugada”, destaca o secretário-chefe do Escritório de Resiliência Climática e Defesa Civil (Eclima), Aristeu Ismailow.

O Comitê é liderado pelo prefeito, Jairo Jorge, e estão em alerta as secretarias de Obras, Serviços Urbanos, Segurança Pública, Transportes e Mobilidade e Meio Ambiente, o Eclima, o Escritório de Comunicação (Ecom), além de representantes da Brigada Militar, da Polícia Civil, do Samu, dos Bombeiros, da Guarda Municipal e da Diretoria de Trânsito.

As casas de bombas já foram vistoriadas e estão funcionando normalmente. As equipes da Prefeitura estão à disposição da população para atender as demandas. Em caso de emergência relacionada a fenômenos climáticos, os canoenses podem acionar a Defesa Civil de Canoas, pelos telefones (51) 99322-5764 ou (51) 98255-0805, ou o Corpo de Bombeiros, pelo 193.

Os ginásios das escolas Paulo VI e Thiago Würth estão preparados para receber famílias desabrigadas ou desalojadas. Confira os endereços:

EMEF Paulo VI – Av. Irineu Carvalho Braga, 2781, bairro Fátima
EMEF Thiago Würth – Av. Rio Grande Do Sul, 4240, bairro Mathias Velho

Previsão
Até às 22h desta sexta-feira, a chuva chegou a 40 mm em alguns bairros de Canoas e segue nas próximas horas com risco de intensificação e pancadas por vezes fortes a torrencial com trovoadas. Há condição de alto risco, na madrugada e manhã de sábado. O dia pode amanhecer com alagamentos na cidade.

Este é um episódio com mais chuva do que vento, que deve aumentar neste sábado e fica, em média, entre 40 km/h e 60 km/h. A instabilidade deve ceder no decorrer do dia, e o tempo apresentará melhora da tarde para a noite. Já o domingo terá sol e nuvens, com períodos de nublado.

Escritório de Comunicação - Ecom

[addtoany]