//
Comitê de Gestão de Risco monitora volume de chuva que atinge Canoas neste domingo
Download Imagem Original
Foto: Pamella Mendes
Aberto oficialmente na manhã deste domingo (3), o Comitê de Gestão de Risco do Município de Canoas está mobilizado, presencialmente, nas dependências do Centro Integrado de Comando e Controle de Canoas (CICC), na Secretaria Municipal de Segurança Pública.
“Já tivemos alocação de equipes da secretaria de Obras e Defesa Civil e a nossa sala de videomonitoramento está com toda atenção para locais de alagamentos. O Eclima e a Defesa Civil direcionam o termômetro de acionamento e seguem fazendo o monitoramento em tempo real”, explica o secretário de Segurança de Canoas, delegado Guilherme Pacífico.
Os acumulados de chuva no período, segundo projeções meteorológicas, podem superar a marca de 140 milímetros (mm). As precipitações mais intensas estão previstas entre madrugada de domingo (3) e o dia de segunda-feira (4).
Das 7 às 13h de domingo (3); o bairro Mathias Velho apresentou a maior marca, com 19 milímetros (mm), seguido de São Luiz, com 19,4 mm; Marechal Rondon, com 18,2 mm; Rio Branco, com 17,4 mm e Estância Velha, com 17,2 mm.
O Comitê de Gestão, liderado pelo Eclima, segue monitorando o cenário meteorológico, com o avanço da instabilidade e possíveis transtornos. Diversas secretarias, subprefeituras e departamentos municipais estão de sobreaviso para agir em ações emergenciais.
Em situação de emergência
Casos de emergência relacionados as fortes chuvas podem ser comunicados à Defesa Civil pelos telefones (51) 3476-3400 e (51) 99322-5764, assim como ao Corpo de Bombeiros pelo 193.
A Guarda Municipal (GM) de Canoas também está de prontidão no telefone 153, enquanto que os transtornos em vias podem ser comunicados à Diretoria de Trânsito, no número 156.
Texto: Fábio Radke – PMC
Edição: Patrícia Augsten – PMC