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Comitê Gestor de Acessibilidade realiza primeira reunião

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Foto: Pamella Mendes - PMC

Na manhã desta terça-feira (29), ocorreu a primeira reunião do Comitê Gestor de Acessibilidade (CGA). Durante o encontro, na Sala Nelson Paim Terra, no Paço Municipal, foram escolhidos o coordenador e secretário provisórios do grupo, Jair Silveira e Eri Domingos da Silva, respectivamente.

“O Comitê Gestor de Acessibilidade é uma política pública de extrema importância para a pessoa com deficiência, onde toda a administração trabalhará de forma conjunta pela inclusão e acessibilidade em nosso município. A inclusão e a acessibilidade andam juntas, uma depende da outra”, destaca o diretor de Inclusão e Proteção Social de Canoas, Jair Silveira.

Comitê

O CGA foi criado a partir do Decreto 293, de 31 de julho de 2023, assinado pelo prefeito Jairo Jorge, durante a abertura da Semana Municipal da Pessoa com Deficiência. O objetivo principal é atuar como responsável pela avaliação dos mecanismos e proposição de ações voltadas à promoção da acessibilidade, visando a inclusão com autonomia e segurança no exercício da cidadania plena e na busca do protagonismo, superando barreiras arquitetônicas, comunicacionais e atitudinais.

O decreto compreende pessoas com deficiência, sejam elas de natureza física, auditiva, visual, intelectual, transtorno do espectro autista ou com mobilidade reduzida. Participaram da reunião, representantes da Coordenadoria de Inclusão e Proteção Social, do Escritório de Projetos, das secretarias municipais de Educação, de Saúde e de Desenvolvimento Urbano e Habitação.

Texto: Marina Staudt e Daniele Brito/PMC
Edição: Carina Jung/PMC