Notícias

//

Comunicado a respeito do aparecimento de cobras em Canoas

A Prefeitura de Canoas informa que está monitorando os relatos de aparecimento de serpentes da espécie Urutu Cruzeiro nos últimos dias. A Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SMMA) identificou duas cobras dessa espécie no bairro Igara. Nos demais bairros em que houve chamados, ou não foram encontradas serpentes, ou foram identificadas cobras não peçonhentas.

O Município orienta a população a não matar nem tentar manejar os animais encontrados. A SMMA deve ser acionada para recolhimento e encaminhamento adequado das cobras. Os telefones são o 3236-1817 e 99230-6904.

Espécie é peçonhenta
 
A Urutu Cruzeiro é uma espécie de serpente peçonhenta, de ocorrência comum no Rio Grande do Sul. É um animal que vive em locais onde há acúmulo de lixo, em que há a presença de ratos, dos quais se alimenta. A limpeza de terrenos em que havia lixo acumulado provoca o deslocamento das serpentes.
 
Orientação de saúde
 
Em caso de acidente com a picada da serpente, a orientação da Vigilância Epidemiológica de Canoas é levar a vítima o mais rápido possível ao Hospital de Pronto Socorro de Canoas (HPSC) para uma avaliação médica. A indicação usual nesses casos é de aplicação de soro antiofídico para neutralizar a toxina da cobra. 
 
O médico veterinário da Vigiância Epidemiológica, Roger Halla, ressalta que a aplicação do soro deve ser feita em ambiente hospitalar. “É importante ressaltar que não se deve usar torniquete, nem cortar, nem colocar café, esse tipo de ato que é indicado no senso comum. Em caso de picada, a vítima deve ser levada imediatamente ao HPSC”, assinala.
 
Halla ainda orienta a levar o animal em um vidro, caso ele esteja morto, até o hospital. “Essa orientação serve para cobra, mas também para casos de picada de aranha ou escorpião”.
 
No caso de animais domésticos picados, um médico veterinário deve ser procurado para o atendimento do animal.

Assessoria de Comunicação