//
Confira os serviços que funcionam no feriado de Natal
Download Imagem Original
Foto: Cristiano Junior
A Secretaria Especial da Defesa Civil da Prefeitura de Canoas realizou, na quinta (21) e na sexta-feira (22), festas de natal em comunidades com maior vulnerabilidade social. Nas duas oportunidades, foram distribuídos brinquedos, salgadinhos e refrigerantes aos menores de idade e, para os pais, doados três quilos de alimento.
Na tarde de quinta, o bairro Harmonia recebeu a caravana da Defesa Civil. As viaturas do órgão, que muitas vezes são vistas só em situação de emergência, estavam cheias de bonecas e carrinhos. Enquanto a equipe organizava a distribuição dos presentes, uma fila de crianças, de todas as idades, se formava ao redor. Junto deles, mães e pais também aguardavam, não os brinquedos, mas sim uma sacola com alimentos.
No mesmo período em que, em outras partes da cidade, famílias se preocupam com os presentes que ultrapassam a casa da centena de reais, pratos da ceia e as sobremesas que irão impressionar os convidados na noite do dia 24 de dezembro. Ali, naquela comunidade, em que vivem centenas de pessoas sem emprego, a maior preocupação era com o que comer. A Vanessa Batista, de 33 anos, foi até a festa para aliviar uma preocupação que vinha tendo há alguns dias. “Não tenho como comprar nenhum presente para os meus filhos, ninguém deu nada. Eles viam, na televisão ou na escola, as crianças se preparando para ganhar alguma coisa e ficavam pedindo. Então, graças a estes homens abençoados, meus pequenos vão ter um presentinho”, comenta a mãe. Ela ainda comemorou ter recebido alimentos para preparar em casa. “Estes (alimentos) eu vou guardar para a noite do dia 24. Quero fazer uma janta bem bonita e alegre para minha família. Meus filhos vão ganhar uma ceia especial”, conclui.
Já na sexta-feira (22), na sede da Defesa Civil (Bandeirantes, 450), crianças e pais lotaram o pátio do órgão, para a comemoração. A festa foi organizada pela Defesa Civil com doações de empresas e pessoas físicas. A indústria Pavioli doou 200 pacotes de salgadinho, já a Associação Espírita Humberto de Campos e o escritório da advocacia Ferraz colaboraram com os brinquedos. Os refrigerantes foram enviados pela cidadã Niura Cristiana Dias. Dessa forma, a Defesa Civil faz valer o seu lema “Ajudar a quem precisa não tem hora”.