Construído com participação dos professores, Referencial Curricular de Canoas é aprovado pelo Conselho de Educação
Canoas é uma das primeiras cidades do Rio Grande do Sul a homologar seu Referencial Curricular de ensino. A formalização ocorreu nesta quarta-feira (18), no Conselho Municipal de Educação (CME). Na sessão, o colegiado aprovou o documento que irá nortear os componentes curriculares do município na Educação Infantil e no Ensino Fundamental.
Construído em cima da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que foi homologada em dezembro de 2017, o Referencial Curricular de Canoas traz as competências e habilidades que servirão, já em 2019, de base para a construção dos planos de ensino dos professores. Ao longo do próximo ano, cada uma das 84 escolas da rede pública de Canoas irá construir sua própria base, considerando as especificidades locais. O referencial curricular, junto dos documentos de cada escola, estará consolidado no município em 2020 – dentro do prazo estabelecido pelo Ministério da Educação para implantação do documento.
Para a vice-prefeita de Canoas, Gisele Uequed, a aprovação do documento e o seu processo de implementação foi criterioso ao envolver os profissionais da educação. “É a primeira vez que Canoas constrói um documento curricular tão amplo, com grande participação dos educadores do município. O Referencial Curricular servirá de norte para os nossos professores, o que resultará em mais igualdade de aprendizado e qualidade de ensino para os estudantes da rede pública municipal”, avalia Gisele.
O Referencial Curricular de Canoas é fruto de um processo de discussão democrática inédito no município. Para construir o documento, houve o envolvimento mais de mil educadores, entre professores, diretores e pedagogos. O trabalho de construção do documento é resultado de mais de 40 encontros, debates e oficinas ao longo de 2018. Além do debate entre os profissionais da educação, a Prefeitura de Canoas abriu consulta pública para o envio de sugestões ao documento.
De acordo com a secretária da Educação, Neka Escobar, a participação dos docentes no processo de elaboração é uma forma de priorizar o conhecimento dos mesmos. “São os professores que conhecem a realidade de seus alunos e, assim, demonstram a competência e a seriedade como profissionais. Ouvi-los e construir propostas a partir de suas experiências é condição para obtermos um documento legitimado pelas escolas. Esta foi a alternativa que a Secretaria de Educação considerou fundamental. Afinal, eles são os verdadeiros protagonistas da nossa educação”, destacou.
Em breve, o documento final estará disponibilizado no site da Prefeitura e será distribuído nas escolas municipais de Canoas.
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