Notícias

//
https://www.canoas.rs.gov.br/wp-content/uploads/2024/03/05.03.2024-VISITA-SOROPTIMISTAS-RENAN-CAUMO-28.jpg

Coordenadoria da Mulher recebe representantes canoenses que participarão de evento da ONU

Secretária Angela Calixto falou sobre os serviços oferecidos pela Coordenadoria das Mulheres
Download Imagem Original

Foto: Renan Caumo/PMC

“Eu estou mais contente que elas, porque eu sei que a nossa rede funciona muito, elas vão levar toda essa bagagem para a ONU e vão mostrar que realmente existe serviço em Canoas contra a violência da mulher”, avaliou a secretária especial da Coordenadoria das Mulheres, Angela Calixto. Nessa terça-feira (05), na Casa Lilás, a gestora recebeu Iracema Lourdes Peloso Gabardo, presidente do Clube Soroptimistas Internacional de Porto Alegre Metropolitana, e Maria Helena Riquinho, diretora do Conselho de Bourd da Federação Soroptmist International of America e integrante do Clube. As canoenses colheram informações sobre as ações do Município para levar para a 68ª edição da Comissão sobre o Status da Mulher da Organização das Nações Unidas (ONU). O evento acontecerá de 11 a 22 de março em Nova Iorque, nos Estados Unidos.

“O principal assunto que será tratado no evento nos EUA é que essas mulheres, que são maltratadas, se tornem independentes, por meio de uma educação qualificada, e que consigam conquistar seus espaços no mundo do trabalho. Mas, primeiro, elas precisam elevar a autoestima, que é o que está sendo feito aqui na Casa Lilás”, explicou Maria Helena. Iracema avalia que a reunião contribuiu para o que elas debaterão na Comissão. “Isso é bagagem que a gente vai levar na mala. Tudo que está acontecendo aqui é o que também vai ser discutido lá”. A presidente completou que elas levarão informações positivas sobre o que se está sendo realizado na cidade em favor das mulheres.

Ações contra a violência contra a mulher

A Coordenadoria das Mulheres comanda a Rede de Enfrentamento à Violência Contra a Mulher, que engloba quatro serviços. O primeiro deles é o Centro de Referência para Mulheres em Situação de Violência Patrícia Esber (CRM), onde há atendimento com advogado, psicólogo e assistente social. Se o caso for grave, ela é acolhida com os filhos, caso tenha, na Casa Abrigo. Após essa etapa, ela pode frequentar a Casa Lilás, onde são oferecidos cursos, como de cabeleireira e culinária, com certificados. O objetivo, conforme a secretária, é possibilitar que elas se qualifiquem para buscar uma oportunidade no mercado. Assim, terão condições financeiras e não retornarão para a casa do agressor. Muitas vezes essa dependência econômica é o que as mantém com eles. “Elas ganham autonomia. Pois não adianta fazermos toda essa rede no mundo inteiro e a mulher voltar para casa com o agressor”, avaliou.

O quarto serviço oferecido é o Disque Mulher, pelo WhatsApp (51) 99275-8146. O atendimento para o público feminino, que tenha sofrido violência ou tem risco de morte, funciona 24 horas. Todas essas ações da Coordenadoria são realizadas de forma gratuita.

O Clube Soroptimistas Internacional de Porto Alegre Metropolitana tem sede em Canoas e abrange todos os municípios da região. Conforme Maria Helena, a instituição realizada trabalho voluntário para que “seja um somatório para proporcionar melhores condições de vida a todas as mulheres e meninas”.

Texto: Nathália Ely
Edição: Sibeli Fagundes

[addtoany]