Desde a última quinta-feira (7), a Coordenadoria de Mulheres de Canoas está em novo endereço. Visando uma melhor integração dos serviços de acolhimento às mulheres vítimas de violência, a estrutura passou a atender no mesmo local que o Centro de Referência da Mulher Patrícia Esber, situado na Rua Siqueira Campos, 321.
Na manhã desta sexta-feira (8), o chefe de gabinete do prefeito Jairo Jorge, Daniel Cardozo, esteve visitando o local. A secretária da Coordenadoria de Mulheres, Vani Piovesan, reiterou a importância da mudança para um atendimento mais qualificado na busca da proteção social das mulheres canoenses. “Estamos nos dedicando com ações efetivas na proteção às vítimas de violência. Agora, esse atendimento transversal oportuniza que fique mais ágil e especializado o acolhimento”, declarou.
Na oportunidade, a secretária relatou ao chefe de gabinete sobre o acolhimento realizado à vítima de tentativa de abuso sexual durante uma corrida por aplicativo. “Logo que ficamos cientes do caso, procurei a jovem e ofereci todo o apoio da nossa rede de acolhimento. Nos colocamos à total disposição para qualquer necessidade que ela tivesse. Ela agradeceu a preocupação do poder público e, na próxima semana, virá até a nossa Coordenadoria para conversarmos melhor sobre o ocorrido”, lembrou.
Outro tema tratado na reunião foi a importância de uma política pública voltada às meninas de baixa renda que passam por dificuldades para adquirir matérias de higiene íntima, como absorventes e protetores diários. “A pobreza menstrual diz respeito ao aspecto social e de saúde pública e precisa ser imediatamente tratada. Nos próximos dias, vamos trabalhar fortemente nesse tema, para que possamos oferecer o mínimo de dignidade para essas meninas”, destacou Vani.
CENTRO DE REFERÊNCIA DA MULHER PATRÍCIA ESBER
Mantido pela Prefeitura Municipal de Canoas, em parceria com a ONG Coletivo Plural, o CRM presta uma série de serviços especializados para o atendimento às vítimas expostas aos mais diversos tipos de violência, além do apoio psicossocial, orientação e acesso aos programas de assistência social, bem como sobre os cuidados da saúde da mulher.
Rede de Proteção e Acolhimento à Mulher Vítima de Violência
Além do Centro de Referência e da Coordenadoria, o município ainda conta com a Delegacia Especializada em Atendimento à Mulher (DEAM), a Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA), a Sala Lilás do Hospital Universitário, o Centro de Referência no Atendimento Infantojuvenil (CRAI), a Casa Abrigo das Mulheres em Situação de Violência, a Defensoria Pública de Canoas, o Foro Central, o Juizado Especializado de Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher e o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (Comdim).