Notícias

//
https://www.canoas.rs.gov.br/wp-content/uploads/2021/08/COORDENADORIA_DO_IDOSO_Guilherme_Pereira-3.jpg

Coordenadoria do Idoso é referência no atendimento à terceira idade

Download Imagem Original

Foto: Guilherme Pereira

A Coordenadoria do Idoso de Canoas é um equipamento da Prefeitura Municipal que oferece diversos programas, serviços e ações, com foco na promoção e defesa dos direitos da pessoa idosa. A transversalidade das políticas sociais, de saúde, segurança e educação busca oferecer condições para o envelhecimento ativo com autonomia e dignidade. O trabalho vem chamando a atenção das cidades da região metropolitana e virando referência na condução dos trabalhos.

Na manhã desta quinta-feira (19), o coordenador da Unidade dos Direitos dos Idosos de Porto Alegre, Raphael Hertzberg Ramalho, acompanhado da assessora parlamentar do vereador Alvoni Medina, que é presidente da Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa, Samanta Mota, foram recebidos pela secretária especial da Coordenadoria dos Idosos de Canoas, Carmen Marin, pela diretora Cristini Becker e pela assessora Camila Ferreira.

Na oportunidade, foram apresentados todos os trabalhos realizados pela Coordenadoria, bem como melhores formas de abordagens e resolutividade dos encaminhamentos. A secretária Carmen reiterou a importância da troca de experiências com outras cidades. “Nós temos um olhar diferente e especializado para a população idosa. Aqui na Coordenadoria trabalhamos com a prevenção e o diagnóstico precoce dos problemas que acometem os idosos, é isso que queremos passar para as cidades que nos procuram para conhecer nosso trabalho”, finalizou.

Raphael Hertzberg, da Unidade dos Direitos dos Idosos de Porto Alegre, lembra da importância de proporcionar espaços de acolhimentos e convivência para as pessoas idosas. “A transferência de responsabilidade é o que mais vemos. A integração entre os instrumentos públicos é ótimo porque muitas questões acabam se assemelhando. A ideia é entender o que a Coordenadoria trabalha de bom, porque são referenciados neste atendimento”, lembrou.

Somente no mês de julho de 2021 a Coordenadoria do Idoso atendeu a cerca de 250 casos de pessoas idosas, nos mais diversos âmbitos.

Escritório de Comunicação PMC