Notícias

//
https://www.canoas.rs.gov.br/wp-content/uploads/2018/05/DIVULGAÇÃO-SES.jpg

Crianças de 6 meses a 5 anos de idade devem tomar vacina contra a Gripe

Campanha contra a Gripe ocorre até o dia 1º junho nas 27 unidades de saúde de Canoas
Campanha contra a Gripe ocorre até o dia 1º junho nas 27 unidades de saúde de Canoas
Download Imagem Original

Foto: Divulgação / Secretaria Estadual da Saúde

A campanha nacional de vacinação contra a Gripe vai até o dia 1º de junho. Até lá, pessoas que compõem o grupo prioritário devem procurar uma das 27 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do município para receber a dose da vacinação. Até o momento, mais de 58 mil pessoas foram imunizadas, destas, apenas 7.154 eram crianças com idade entre 6 meses e menos de 5 anos. O número de pequenos que receberam as doses da vacina é menor do que o esperado pelos órgãos de saúde em todo o Brasil.

A Prefeitura de Canoas reforça à população sobre a importância das crianças de 6 meses até 5 anos de idade tomarem a vacina contra a gripe. A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) lembra aos pais que não precisam ter medo das crianças receberem a vacina, pois ela é inativada, ou seja, não contém vírus vivo. Portanto, não há riscos da pessoa desenvolver a doença através da imunização.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), as crianças são as principais transmissoras da Gripe, pois podem eliminar os vírus por até três semanas. A inclusão deste grupo prioritário na vacinação é uma das medidas mais eficientes para reduzir a circulação da gripe na comunidade em geral.

Vacine-se

Devem receber a vacina: indivíduos com 60 anos ou mais de idade; crianças na faixa etária de 6 meses a menores de cinco anos; as gestantes; as puérperas (mulheres até 45 dias após o parto); os trabalhadores de saúde; os povos indígenas; os portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais; os adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas; a população privada de liberdade; os funcionários do sistema prisional e professores.

Dos 25 casos confirmados de Gripe no Rio Grande do Sul nesse ano, 22 tinham indicação para fazer a vacina, pois estavam dentro dos grupos de risco ou tinham alguma comorbidade.

Para receber a dose, todos os indivíduos do grupo de risco devem apresentar o Cartão Nacional de Saúde e/ou Cartão Canoas Saúde; documento pessoal de identificação; e a caderneta de vacinação (caso tenha).

Além dos documentos exigidos para todos, os profissionais de saúde devem apresentar a carteira de conselho; as gestantes e puérperas: cartão da gestante, laudo médico ou exames com identificação. O controle mais rigoroso para imunizar as pessoas do grupo de risco é para atender às determinações do Ministério da Saúde.

Canoas deve receber cerca de 110 mil doses da vacina, repassadas por lotes pelo Governo do Estado, conforme demanda. A meta é imunizar 90% dos grupos prioritários.

Assessoria de Comunicação