//
Crianças dos bairros São José e Fátima receberam materiais e uniformes nesta segunda-feira
Download Imagem Original
Foto: Vinicius Thormann/PMC
Ansioso para pegar os kits de materiais escolares e de uniformes, Arthur da Silva, de 11 anos, do sexto ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Leonel de Moura Brizola, disse que eles eram bons “para estudarmos e ter mais caderno para as matérias”. O pai, Ricardo da Silva, 47 anos, era só agradecimento: “A gente sabe o alto custo que é, então, sem sombra de dúvida, só honraria em receber”. Nesta segunda-feira (04), Arthur foi o primeiro aluno do dia a pegar os conjuntos pelas mãos do prefeito em exercício Nedy de Vargas Marques. Ainda pela manhã, no bairro São José, foram contempladas as EMEIs Bem-me-quer e Jornalista Marione Leite. À tarde, as cerimônias ocorreram nas EMEFs Barão de Mauá e Paulo VI, e na EMEI Carinha de Anjo. Ao todo, as instituições somam 2.138 crianças matriculadas.
Para a professora do quinto ano da Leonel Brizola, Janaina Fidelis, os materiais ajudam a nivelar a educação. “Sendo que crianças que têm condições e as que não têm terão o mesmo nível de suporte para aproveitar a sala de aula”, avalia. Agradecendo pelas políticas públicas que beneficiam a comunidade com um ensino de qualidade, a diretora Ana Willms lembra que elas provém do dinheiro da comunidade. “São os nossos impostos que estão sendo revertidos para nós, para os alunos, em materiais e uniformes”.
Emocionado com a recepção, o prefeito em exercício, Nedy de Vargas Marques, destacou que entregar os kits é obrigação do poder público. “Eu fico muito feliz em poder estar aqui, porque eu tenho certeza que, nessas crianças que recebem o uniforme hoje, está plantada uma célula para o futuro da nossa cidade, do nosso Rio Grande do Sul e do nosso Brasil”, afirmou. A secretária de Educação Leany Maria de Conti ressaltou o prazer de poder realizar esse ato ainda no início de março. “Nos mobilizamos e fizemos o possível e o impossível para que isso pudesse acontecer!”
No colo da mãe Débora Cardoso Santos, de 26 anos, a pequena Diana Santos Milane, de apenas dois anos, do Maternal I da EMEI Bem-me-quer se encantava com as tintas presentes entre os materiais. Para a mãe, eles são importantes para o desenvolvimento da filha. A diretora Aline Fernanda Kieling salientou o fato de as vestimentas manterem as crianças uniformizadas: “Nós fazemos muitos passeios no entorno da comunidade, como visita ao CTG, ao Centro Social Urbano. Então, as roupas identificam as crianças como sendo alunas do município, alunos da nossa escola”.
Esse também foi o ponto destacado pela diretora Marli Fonseca, da EMEI Jornalista Marione Leite. “Eu acredito que a atenção desse governo à comunidade, a questão econômica e o uniforme para as crianças também virem padronizadas para a escola são muito importantes”, avaliou.
As ações seguiram à tarde no bairro Fátima, nas EMEFs Barão de Mauá, com 389 estudantes, e Paulo VI, com 559 alunos. A última atividade ocorreu na EMEI Carinha de Anjo, que atende a 94 crianças.
Melhorias na educação
Composto por agenda, apontador, avental, borracha, três cadernos, canetas, cola, estojo, giz de cera, lápis, lápis de cor, massa de modelar, papel sulfite A3 e A4, pasta plástica, pincel, régua e tesoura, ao todo, serão distribuídos 32.890 kits de material escolar. Já os conjuntos de uniformes têm camisetas de manga curta, longa e regata, jaquetas de moletom e tactel, calças, bermuda e camiseta de formatura para o 9º ano. Um total de 27.715 alunos do Ensino Fundamental e 2.767 crianças da Educação Infantil receberão os itens. Ainda, mais três mil Chromebooks serão entregues para os estudantes de 5° ao 9° ano das escolas fundamentais.
Texto: Nathália Ely
Edição: Valéria Deluca