Notícias

//
https://www.canoas.rs.gov.br/wp-content/uploads/2018/11/Derli_Colomo_Júnior_0002-3.jpg

Cuidado voltado a gestantes e crianças será o enfoque da Rede Bem Cuidar

Programa irá promover cuidados materno e infantil nos próximos anos
Download Imagem Original

Foto: Derli Colomo Jr - Arquivo PMC

Fomentar e qualificar o acesso às ações de saúde voltadas aos cuidados materno e infantil, desde a gestação, promovendo a inclusão de parceiros ou parceiras no pré-natal e o acompanhamento do parto até os primeiros anos de vida. Este será o enfoque da Rede Bem Cuidar – 2024/2027 (RBC), programa do Governo Estadual em parceria com os municípios para atender as demandas de Atenção Primária à Saúde. Canoas aderiu a RBC em 2021, por meio da Diretoria de Atenção Básica da Secretaria da Saúde (SMS). A equipe contemplada foi a da Unidade Básica de Saúde (UBS) Harmonia, localizada na Rua Machado de Assis, 201, que permanece inscrita na Rede.

“Com um olhar mais atento às características do território, é possível oferecer serviços mais acolhedores à população atendida. Aumentando, assim, as relações de confiança, compromisso e vínculo entre a equipe de saúde e a comunidade”, destaca Ana Tibola, da Diretoria de Atenção Básica da SMS.

Quatro eixos vão nortear as ações para os próximos anos: pré-natal (2024), puerpério e recém-nascido (2025), puericultura, que é o acompanhamento e cuidado de crianças e adolescentes (2026) e planejamento sexual e reprodutivo (2027). Os ciclos do programa são renovados a cada semestre e no mês de fevereiro inicia um novo.

Dentre as atividades que a equipe deve desenvolver estão visitas domiciliares, iniciativas de educação e de atividades coletivas, atendimento multiprofissional, ações de territorialização, diagnóstico e planejamento, entre outras. Nos últimos dois anos, os ciclos do programa contemplaram o atendimento aos idosos, por considerarem ser um grupo mais vulnerável, principalmente durante a pandemia de Covid-19.

Como funciona a Rede Bem Cuidar

Os municípios que fazem parte do programa indicaram uma equipe de UBS e receberam um aporte financeiro de R$ 60 mil na adesão para adequarem as necessidades da unidade, além de R$ 8 mil mensais para custeio dos atendimentos.

Há critérios mínimos que devem ser atendidos para a escolha da unidade que fará parte da rede. Entre eles, possuir uma equipe de Estratégia de Saúde da Família, com médico, enfermeiro, técnico de enfermagem e agente comunitário de saúde. Também ter uma equipe de Saúde Bucal, com dentista e técnico ou auxiliar em saúde bucal. Além de 60h com uma equipe multidisciplinar.

Texto: Anelise Durlo
Edição: Valéria Deluca

[addtoany]