//
Defesa Civil de Canoas monitora cheia em áreas ribeirinhas
Download Imagem Original
Foto: Pamella Mendes / PMC
A Defesa Civil de Canoas segue monitorando a situação da cheia dos rios no município. As áreas ribeirinhas da Praia do Paquetá, Rua da Barca e prainha no Mato Grande, recebem a atenção dos agentes por meio de rondas. O monitoramento do nível das bacias dos rios é feito em tempo real pelo Escritório de Resiliência Climática (Eclima).
Segundo a Defesa Civil, as águas da bacia do Rio dos Sinos estão em cota de inundação na Praia do Paquetá e a Rua da Barca está em situação de início de cheia. Nenhuma família dessas regiões ingressou em abrigo do município.
“O monitoramento na Praia do Paquetá ocorre com base no nível do Guaíba. O Vento Sul age no município desde a madrugada de quinta e deve seguir assim até o turno da manhã desta sexta-feira. A partir disso, entre a tarde e o final de semana, entra o Vento Norte e isso nos ajuda fazendo a água escoar no sentido Lagoa dos Patos”, explica o secretário adjunto da Defesa Civil de Canoas, Igor Sousa.
Os moradores da rua D, no bairro Olaria, já voltaram para suas residências. O nível do Arroio Brigadeira, no limite de Canoas e Cachoeirinha, desceu na região. “As valas estão correndo normalmente e os níveis nas Casas de Bombas já se estabeleceram e não temos outro foco de alagamento dentro da cidade, a não ser nas regiões ribeirinhas”, complementa Sousa.
As duas famílias de canoenses abrigadas em ginásio disponibilizado pela Prefeitura retornaram para suas residências nesta quinta-feira (14). Entretanto, a Defesa Civil segue atuando na assistência e fica à disposição em caso de emergência e resgate, junto com o Corpo de Bombeiros.
Volumes de chuva
Segundo o Eclima, entre o período das 10h da última terça-feira (12) ao fim da noite de quarta-feira (13), Canoas registrou 116 milímetros (mm) de chuva em determinados pontos da cidade. A região do bairro São Luís registrou 116,4 mm, seguido do Marechal Rondon (107 mm), Mathias Velho (106 mm), Rio Branco (104,2 mm) e Estância Velha (103,2 mm).
Em caso de emergência
Casos de emergência relacionados à cheia podem ser comunicados à Defesa Civil pelos telefones (51) 3476-3400 e (51) 99322-5764, assim como ao Corpo de Bombeiros pelo 193. A Guarda Municipal (GM) de Canoas também está de prontidão no telefone 153, enquanto que os transtornos em vias podem ser comunicados à Diretoria de Trânsito, no número 156. Os ginásios das EMEFs Paulo VI (Av. Irineu Carvalho Braga, 2781, Fátima) e Thiago Würth (Av. Rio Grande Do Sul, 4240, Mathias Velho) serão abertos para receber eventuais famílias desabrigadas ou desalojadas.
Texto: Fábio Radke/PMC
Edição: Carina Jung/PMC