Notícias

//
https://www.canoas.rs.gov.br/wp-content/uploads/2021/07/29-07-acao-defesa-civil-mathias_Alisson-Moura-100.jpg

Defesa Civil entrega mais de 5 mil peças de roupa e 300 cobertores em três dias de ação

Download Imagem Original

Foto: Alisson Moura

Após entregar mais de 20 mil peças de roupas no Mutirão Solidário na última semana, a Defesa Civil realizou mais três dias intensos de doações. Os bairros Mathias Velho, Mato Grande e Rio Branco foram escolhidos para dar seguimento à distribuição de cobertores, agasalhos e calçados para aqueles que mais precisam.

Ao todo, mais de 200 famílias em vulnerabilidade social puderam se dirigir aos locais estabelecidos nos bairros e escolher as peças. A retirada de itens é limitada a 20 peças de roupas e dois cobertores por família.

Na quarta-feira (29), dezenas de pessoas passaram pela ação montada no Morada Cidadã, no bairro Mato Grande. Uma delas foi a dona de casa Janine Braz, de 37 anos, que mora com o filho e conseguiu pegar bastante roupas principalmente para ele. “Agora a pouco estava comentando com as minhas vizinhas sobre a nossa necessidade de cobertores. Mandamos uma mensagem para a Defesa Civil e parece que foi Deus que enviou, foi instantâneo, uma coincidência que nos deixa muito felizes. São muitas famílias precisando, é uma ajuda muito bem vinda”.

No bairro Mathias Velho a ação aconteceu na quinta-feira (29). Em uma comunidade um pouco mais afastada, após os trilhos do trem, a vendedora de churrasquinho Alexandra Rosa Viana, de 21 anos, mora com o marido e duas filhas pequenas, e não tem valor fixo para passar o mês. “Não temos renda certa, trabalhamos na rua. Às vezes dá, às vezes não dá. Estamos sempre torcendo para que não chova e podermos ir vender na rua. A gente passa muita necessidade, não conseguimos comprar todas as coisas e essa ajuda é fundamental neste momento”, disse Alexandra, que levou cobertor, e escolheu calças, casacos, blusas e alguns pares de calçados para ela e o marido.

Na sexta-feira (30), mais de 100 pessoas aguardavam a chegada da Defesa Civil no Bairro Rio Branco. Em apenas uma tarde, foram distribuídas mais de 2.200 peças entre roupas e calçados para a comunidade.

O secretário da Defesa Civil, Igor de Sousa, destacou que a Prefeitura tem priorizado realizar as entregas diretamente às pessoas em ações volantes nos bairros para que as roupas cheguem mais rápido a quem necessita. “O frio está intenso e, neste momento, precisamos olhar por aquelas famílias que mais precisam. Participamos de uma grande ação de solidariedade dos canoenses com as pessoas em situação de rua, portanto, assim como arrecadamos, queremos que as peças cheguem o mais brevemente nas pessoas. Nossas ações estão sendo pensadas justamente para a retirada das peças de acordo com as necessidades individuais de cada família”.

Escritório de Comunicação PMC