//
Dezembro também terá chuva acima do normal em Canoas
Download Imagem Original
Foto: Gustavo Garbino / PMC
A exemplo dos meses anteriores, dezembro também deve registrar um volume de chuva maior do que o normal para o período. Conforme o Escritório de Resiliência Climática (Eclima), a média histórica em Canoas para o último mês do ano é de 112,1 milímetros (mm). Segundo as projeções meteorológicas, a tendência é de precipitações acima dessa marca.
As chuvas acima do normal na cidade são atribuídas ao El Niño, que segue ganhando força no Oceano Pacífico e resulta em impactos no clima global. Outro reflexo desse fenômeno na região será a oscilação de temperatura, pouco comum nesse período.
Os prognósticos indicam que a primeira metade do mês terá os maiores volumes e frequência de chuva, enquanto a segunda quinzena deve apresentar mais períodos de sol. Já em relação à temperatura em dezembro, a tendência é de que os primeiros 15 dias sejam mais amenos, enquanto a última quinzena irá registrar mais calor e marcas ao redor dos 30ºC.
Médias superadas
Segundo o Eclima, esses volumes superiores aos projetados vêm sendo observados no município desde junho. O ápice aconteceu em setembro, com 533,2 mm. O mês de novembro, que está prestes a acabar, também já teve a média mensal ultrapassada.
Enfrentamento
Diante das condições do tempo e de eventos climáticos extremos, a Prefeitura de Canoas, por meio do Eclima, desenvolve constantes monitoramentos dos níveis dos rios através da Defesa Civil. Além disso, divulga previsões meteorológicas e avisa a população com antecedência nos canais oficiais. Em casos mais severos, o Comitê de Gestão de Risco é aberto e mobiliza diferentes setores do poder público para mitigar os efeitos e possíveis transtornos na cidade.
Meses com chuva acima da média:
Mês Total Média
Junho 290,8 mm 130,4 mm
Julho 192,2 mm 163,8 mm
Agosto 139,4 mm 120,1 mm
Setembro 533,2 mm 147,8 mm
Outubro 158,4 mm 153,2 mm
Fonte: Eclima
Texto: Fábio Radke/PMC
Edição: Carina Jung/PMC