Notícias

//
https://www.canoas.rs.gov.br/wp-content/uploads/2022/11/bannersite_dengue.png

Dia D de prevenção à dengue em Canoas é neste sábado

A população pode denunciar possíveis focos do mosquito, seja em áreas públicas ou privadas, pelo telefone 0800-510-1234

O Dia Nacional de Combate à Dengue acontece neste sábado (19) em todo país e alerta para o risco que a proliferação do mosquito Aedes Aegypti representa para a população.

Em Canoas, de janeiro até o dia 18 de novembro, já foram registrados cerca de 715 casos de Dengue no município. O quadrante Noroeste, que abrange os bairros Mathias Velho e Harmonia, lidera com 497 registros.

A Prefeitura de Canoas, através da Secretaria da Saúde, alerta que não é apenas com pulverizações que será possível matar as larvas dos mosquitos. O meio de combate acaba sendo ineficaz sem a ajuda da população. “Após as chuvas, é importante a vistoria dos pátios para ver se não há nenhum local com água parada e, quem tem piscina, é importante que ela esteja limpa e clorada”, salienta a diretora de Vigilância em Saúde de Canoas, Elisiane Amorim.

É importante que a população fique atenta até mesmo com pequenos recipientes, como tampinhas de garrafa ou cascas de ovos. Segundo Elisiane, se cada canoense fizer a sua parte, 50% do problema vai estar resolvido. “É importante que a comunidade nos ajude cuidando e limpando os seus pátios, para que não haja nenhum objeto que possa servir de criadouro para os mosquitos”, finaliza.

Sobre a doença

Geralmente o primeiro sintoma da Dengue é febre alta (maior que 38°C), de início abrupto, que geralmente dura de 2 a 7 dias. As altas temperaturas vêm acompanhadas de dor de cabeça, dores no corpo e articulações, além de prostração, fraqueza, dor atrás dos olhos, e manchas vermelhas na pele. Também podem acontecer erupções e coceiras na pele. A forma grave da doença inclui dor abdominal intensa e contínua, náuseas, vômitos persistentes e sangramento de mucosas.

Todas as faixas etárias são igualmente suscetíveis à dengue. Porém, as pessoas mais velhas e aquelas que possuem doenças crônicas, como diabetes e hipertensão arterial, têm maior risco de evoluir para casos graves e outras complicações que podem levar à morte.

Onde procurar atendimento:

UPA Boqueirão

Diariamente (24 horas)

Endereço: Rua Boqueirão, 2901 – Bairro Guajuviras

UPA Rio Branco

Diariamente (24 horas)

Endereço: Rua Cairú, 600 – Bairro Rio Branco

UPA Liberty Dick Conter

Diariamente (24 horas)

Endereço: Rua Caçapava, 201 – Bairro Mathias Velho

UPA do Idoso

De segunda a sábado, das 07h às 19h

Endereço: Rua José de Alencar, s/nº – Bairro Rio Branco

Todas as Unidades de Saúde também atendem diariamente os pacientes com sintomas de dengue, de segunda a sexta, das 8h às 17h. A população pode denunciar possíveis focos do mosquito, seja em áreas públicas ou privadas. O telefone para denúncias é o 0800-510-1234.

Escritório de Comunicação/PMC