Notícias

//

Dia Mundial da Saúde tem ampla programação em Canoas

O Dia Mundial da Saúde é celebrado neste sábado (7). Para marcar a data, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de Canoas realiza três mutirões de atendimento: No Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), localizado na Praça do Avião, no Hospital Universitário (HU) e no Hospital Nossa Senhora das Graças (HNSG).

O HU terá o segundo sábado consecutivo de Mutirão na especialidade de cardiologia – serão 208 consultas oferecidas.Também foram contempladas 42 consultas com nutricionista. A secretária da Saúde de Canoas, Rosa Groenwald, lembra que, na semana passada, aproximadamente 470 pacientes foram atendidos. “Em poucos meses reduzimos de 5 mil para 2.470 usuários a fila de espera por cardiologista. O trabalho é no sentido de zerar a demanda. Os mutirões prosseguem nas próximas semanas em diferentes especialidades”, afirma Rosa.

No Hospital Nossa Senhora das Graças, estão previstas 80 consultas de oftalmologia. No Calçadão de Canoas estará presente uma unidade do Lions em parceria com o Conselho Municipal de Saúde (CMS). Uma equipe de enfermagem da SMS estará presente para verificação de glicose de quem passar pelo local.

No CEO serão 200 consultas – todos os pacientes foram agendados previamente e encaminhados das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) para Tratamento Especializado nas áreas de Cirurgia Bucomaxilofacial, Endodontia (Tratamento de Canal) e Periodontia (Tratamento da Gengiva e Tecidos de Sustentação e Cirurgias Periodontais). O atendimento acontece das 8h às 17h e ocorrerá também no dia 14.

A secretária da Saúde de Canoas, Rosa Groenwald, reforça que o mutirão odontológico tem caráter preventivo. “O objetivo desta ação é que não se crie uma demanda reprimida, como encontrada ao assumirmos esta gestão em janeiro de 2017. Salienta-se que são 27 UBSs que referenciam seus usuários ao CEO. Sempre que houver a identificação de aumento da demanda das UBSs serão realizadas estas ações para que o paciente receba o tratamento especializado em tempo hábil”, finaliza Rosa.

Assessoria de Comunicação