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Dia Mundial do Autismo: Prefeitura contratará até 189 técnicos de educação básica e 198 professores para as escolas municipais

Profissionais apoiarão alunos com espectro autista.
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Foto: Vinicius Thormann/PMC

Nesta terça-feira (02) é celebrado o Dia Mundial de Conscientização do Autismo. A data visa difundir informações e diminuir o preconceito com as pessoas que apresentam o Transtorno do Espectro do Autismo (TEA). Para acompanhar em sala de aula as crianças com essa condição de neurodesenvolvimento humano, a Secretaria de Educação (SME) pode contratar até 189 técnicos de educação básica (TEBs) para um período temporário de um ano, com possível prorrogação de mais 12 meses. Essa chamada dos profissionais foi autorizada pela Lei número 6.724, sancionada pelo prefeito em exercício Nedy de Vargas Marques na última quinta-feira (27). A legislação também trata da admissão de 198 professores e mais 35 especialistas (os que atuam com supervisão e orientação escolar).

“Sabemos da importância dos técnicos para o desenvolvimento dos alunos de inclusão da rede municipal. Por isso, a SME está trabalhando com urgência na elaboração do edital”, destacou a secretária Leany Maria de Conti. A previsão é que ele seja publicado até a próxima segunda-feira (8). Os TEBs são profissionais de apoio para as turmas de educação infantil e de ensino fundamental, que auxiliam e dão suporte aos estudantes de inclusão, tanto nas escolas municipais de educação fundamental (EMEFs) quanto na educação infantil (EMEIs).

“Valorize as capacidades e respeite os limites!“

“Valorize as capacidades e respeite os limites!“ é o tema da campanha do Dia Mundial de Conscientização do Autismo em 2024. Instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2007, a data também objetiva afirmar e promover a plena realização de todos os direitos humanos e liberdades fundamentais para as pessoas autistas em igualdade com os demais.

Com diferentes subtipos, o TEA se caracteriza por dificuldade na comunicação social (socialização e comunicação verbal e não verbal) e comportamento (interesse restrito ou hiperfoco e movimentos repetitivos). Por haver níveis diversos, as pessoas também necessitam de suportes diferenciados. O símbolo que representa a condição é um quebra-cabeça, que mostra a diversidade e a complexidade. O ícone foi criado em 1963 pela National Autistic Society, do Reino Unido.

Texto: Nathália Ely
Edição: Clarissa Colares