Os coordenadores médicos do Hospital Universitário (HU) participaram, na manhã dessa terça-feira (29.03), da explanação do plano de gestão construído pela Diretoria Técnica do HU. A médica Raquel Almeida, diretora da área, apresentou o organograma da instituição em consolidação, a criação de um comitê gestor, formado por vários médicos do HU e como será a metodologia de trabalho. O objetivo é o engajamento dos profissionais, trazendo suas experiências para o melhor atendimento ao paciente e o crescimento da instituição.
De acordo com o diretor geral, Daniel Souto Silveira, os quatro pilares básicos são: atingir a excelência no atendimento dos pacientes e dos médicos; melhorar a infraestrutura; planejar o HU para os próximos cinco anos; e obter equilíbrio financeiro. Já o diretor de operações, Rafael Borges dos Santos, falou sobre o plano de ação que visa agilizar as demandas diárias, dando mais resolutividade ao HU.
O CEO da FUNAM, gestora que assumiu o gerenciamento, a operacionalização e a execução dos serviços de saúde do Hospital, médico e professor Ruy Muniz, aproveitou a oportunidade para agradecer a confiança dos colaboradores do HU. “Manter o serviço é considerado normal, mas demanda muito esforço de todos. E conseguimos. Nestes dois meses não houve interrupção do atendimento à população”, reforçou.
Ruy fez questão de frisar o quanto a estrutura física do HU é boa e como o Rio Grande do Sul é referência em profissionais e em atendimentos médicos. “A FUNAM é muito boa em gestão. Temos hoje, no Brasil, presença em 22 estados, 12 mil colaboradores e 65 mil alunos. Nosso modelo de gestão é horizontal”, destacou.
Confira as principais ações tomadas nesses dois meses:
Impacto direto na comunidade
Adequações das áreas físicas – reforma 10º andar
Abertura de novos ambulatórios, resultando em um crescimento de 23% no número de atendimentos. Totalizando mais 3.840 consultas ao mês.
Adequação da sala de hemodinâmica
Suspensão de contrato com terceiros para produção de alimentação para pacientes, funcionários e acompanhantes, passando para a autogestão
Realização de pesquisa de satisfação com os clientes com uso da metodologia NPS
Definição de especialidades estratégicas para atender as necessidades médicas da comunidade
Parceria técnico-científica com o Hospital Mãe de Deus
Criação e implantação da linha de cuidado da Ortopedia
Andamento e montagem do Banco de Leite
Parceria com a Fundação de Saúde para treinamento de funcionários das UBS, com parceria com a Ulbra
Revisão de contratos com empresas de equipamentos, qualificando o parque tecnológico
Impacto nos colaboradores e, por consequência, no atendimento final aos pacientes
Treinamento continuado
Adequação para os funcionários – 6º andar e quartos para plantonistas
Realização nos próximos dias de pesquisa de clima organizacional junto aos colaboradores
Definição das coordenadorias médicas e de especialidades
Adequação da sala de descanso dos funcionários
Reforço nas relações institucionais
Reaproximação com a Ulbra
Reabertura de salas de aula para alunos de Medicina da Ulbra
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