//
Eclima alerta para risco de temporais no fim da noite desta terça-feira
Devido às previsões meteorológicas adversas para o município, a Prefeitura de Canoas, por meio do Escritório de Resiliência Climática de Canoas (Eclima/Defesa Civil), está em estado de alerta. Foram definidas estratégias para minimizar possíveis danos resultantes de chuva, que deve chegar acompanhada de fortes rajadas de ventos, raios e granizo.
As ações preventivas foram apresentadas pelo Eclima, na tarde desta terça-feira (22), no Auditório Sady Schwitz, no Paço Municipal. O planejamento mobiliza equipes das secretarias de Obras, Transportes e Mobilidade, Meio Ambiente, Serviços Urbanos, Desenvolvimento Urbano e Habitação e Segurança Pública, além das subprefeituras, do Escritório de Participação e de serviços de emergência em saúde.
Após um dia abafado, com máxima em torno de 30ºC em Canoas, a tendência é que as pancadas de chuva tenham início ainda nesta terça, por volta das 23h, com risco de temporais isolados. A instabilidade entre a noite e o início da madrugada chega acompanhada de vendavais, com incidência de raios e granizo. De acordo com o Eclima, a força dos ventos pode ocasionar transtornos, como a interrupção do serviço de energia elétrica, destelhamentos, queda de árvores e outros riscos para pedestres. Os volumes de chuva, de fortes a torrenciais, podem ultrapassar os 50 mm na quarta-feira (23). O vento norte age sobre o município, especialmente à noite, com rajadas de até 70 km/h.
Ações preventivas
Mobilização – O Comitê de Gestão de Risco já está mobilizado e em estado de alerta. Ações estratégicas estão traçadas e diante do agravamento do cenário, os membros se reúnem no Centro Integrado de Comando e Controle de Canoas (CICC), na Secretaria Municipal de Segurança Pública.
Monitoramento – A operação nas Casas de Bombas será monitorada por meio dos seus coordenadores, em conjunto com os agentes de mobilização. O trabalho será feito por equipes, em diferentes turnos, de modo ininterrupto.
Defesa Civil – Casos de emergência podem ser comunicados pelos telefones (51) 3476-3400 e (51) 99322-5764, ou o Corpo de Bombeiros, pelo 193. O órgão também distribui lonas para as subprefeituras, caso necessário.
Maquinário – Equipes da Secretaria Municipal de Obras estão de sobreaviso, a partir da noite de hoje (22) e, em caso de necessidade serão acionados à noite e madrugada. O maquinário próprio da pasta de Serviços Urbanos poderá ser utilizado no período diurno.
Subprefeituras – Equipes das subprefeituras vem desenvolvendo ações de prevenção nos últimos meses, com hidrojateamento, limpeza de bocas de lobo e buscas para recolhimentos de galhos de árvores e entulhos.
Abrigos – Os ginásios das EMEFs Paulo VI (Av. Irineu Carvalho Braga, 2781, Fátima) e Thiago Würth (Av. Rio Grande Do Sul, 4240, Mathias Velho) serão abertos para receber eventuais famílias desabrigadas ou desalojadas.
Texto: Fábio Radke – PMC
Edição: Carina Jung – PMC