Notícias

//
https://www.canoas.rs.gov.br/wp-content/uploads/2023/03/sub-foto-brasao-prefa-portal.png

Eclima monitora nível dos rios e condições climáticas

O Escritório de Resiliência Climática (Eclima), por meio da Defesa Civil, mantém o monitoramento dos níveis das águas e das condições climáticas. Os sistemas e os radares meteorológicos seguem recebendo a atenção e, frente a qualquer possibilidade de chuva forte, a população será alertada pelos canais oficiais da Prefeitura.

Segundo o Eclima, a sexta-feira será mais um dia de tempo instável, com muitas nuvens e possibilidade de pancadas de chuva. Em geral, as precipitações ocorrem com fraca intensidade. A temperatura oscila pouco. No início do dia, a mínima será de 9°C, e à tarde, a máxima deve chegar à faixa dos 23°C.

Níveis dos rios
O Guaíba, que é parâmetro para Canoas, atingiu 3,26 metros ao meio-dia desta quinta-feira (20), ante uma cota de 3 metros para áreas ribeirinhas. O Rio do Sinos, que desemboca na Praia do Paquetá, estava com 4,95 metros em São Leopoldo ao meio-dia de hoje, acima da cota de inundação de 4,52 metros. O Rio Gravataí, que cruza a região do bairro Niterói, estava com 4,44 metros – ante a marca de 4,75 metros para começar a deixar o leito.

Volume de chuva
Em Canoas, as pancadas de chuva ao longo da quarta-feira (19) atingiram o volume de 90,6 milímetros De domingo (16) e até o fim da noite de quarta, o município contabilizou a marca de 151,2 mm. Em 19 dias do mês de junho, Canoas atingiu 183,9 milímetrosm. O montante na cidade já superou a média histórica de chuva no mês de junho que é de 130,4 milímetros.

Texto: Fábio Radke
Edição: Escritório de Comunicação

[addtoany]