//
Educação Ambiental distribui cartilhas sobre os serviços ecossistêmicos em Canoas
Cerca de 1.300 cartilhas sobre os serviços ecossistêmicos de Canoas foram distribuídas em repartições públicas do município. Ao todo 51 pontos de atendimento receberam o material. As unidades de Saúde e de Pronto Atendimento, CAPS, farmácias básicas e também os pontos dos CRAS e as subprefeituras foram contemplados. “Todas estas unidades onde o munícipe se faz presente com frequência, achamos importante divulgar e distribuir este material para que a população tenha mais acesso à informação”, afirma a diretora de Educação Ambiental, Mari Cancelli.
Os serviços ecossistêmicos são esforços coletivos ou individuais que propõem a recuperação, melhoria e manutenção de ambientes. Assim, para apresentar o tema, Cancelli conta que a cartilha é composta de uma historinha – Entrando pelo Cano – com o tema do saneamento básico, em linguagem comum e acessível a todas as idades. Também traz um passatempo, cruzadinha e o jogo dos erros com o mosquito do Aedes Aegypti causador da dengue. “Esta doença é um assunto muito importante, logo devemos estar atentos para a gravidade e para as formas de evitá-la. Informação é melhor prevenção”.
Abrindo a cartilha, na página central está o Mapa de Canoas marcado com todos os serviços ecossistêmicos oferecidos e a base cartográfica do município. Ao redor do mapa estão os animais mais comuns que fazem parte da biodiversidade da cidade. “Muitas vezes, eles aparecem em nossas casas. Não é para matá-los!! Isso é crime ambiental. A cartilha ajuda a orientar nessas situações”.
Para mais informações sobre o assunto podem ser obtidas na Secretaria de Meio Ambiente, no Departamento de Educação Ambiental pelo fone (51) 3236-1816 ou com o MiniZoo, (51) 99787-1078.
Texto: Júlio Fontes
Edição: Valéria Deluca