Notícias

//
https://www.canoas.rs.gov.br/wp-content/uploads/2024/03/educacao-financeira-sme-procon_Gustavo-Nunes_lasalle.jpeg

Educação financeira na sala de aula: 2 mil alunos do 9º ano da rede municipal terão aulas especiais sobre o assunto

Projeto acontecerá nas 44 EMEFs de Canoas.
Download Imagem Original

Foto: Gustavo Nunes/Fundação La Salle

A educação financeira também será tratada na sala de aula dos alunos das 44 Escolas Municipais de Educação Fundamental (EMEFs) de Canoas, a partir desta segunda-feira (25). Durante cerca de uma hora e meia um educador e um psicólogo trabalham aspectos financeiros e as consequências na saúde mental. A ideia é que os adolescentes aprendam se divertindo. Por isso, o assunto é abordado não só em palestra, mas também, em forma de jogo. A aula inaugural aconteceu nessa manhã na EMEF João Paulo l. Desenvolvido pela Secretaria de Educação (SME) e Procon de Canoas, em parceria com a Fundação Lasalle, o projeto deve atingir mais de dois mil estudantes até novembro.

A aluna do 9º A, Jennifer Castro, de 14 anos, disse que a atividade foi melhor do que ela esperava. “Eu achei muito boa. Ela vai fazer com que nós aprendamos para no futuro conseguirmos evoluir mais na situação financeira e não acumularmos muitas contas”, destacou.

O diretor interino do Procon, Daniel Braul, explica que o principal público nas escolas são adolescentes que estão ingressando no mercado de consumo e o objetivo é conscientizar sobre a importância do planejamento. “Estamos ensinando a poupar para adquirir, ao invés de comprar e parcelar, evitando problemas financeiros futuros. Essa parceria com a Fundação Lasalle é de suma importância para mudarmos a cultura do uso do crédito irresponsável e superendividamento¨.

A responsável pela Unidade de Programas e Projetos Especiais na SME Luana Vieira, completa que a ação é importante, pois ajuda os jovens a lidar com a questão do dinheiro. “Ainda mais os estudantes de 9º ano, em que muitos já estão conseguindo ser Jovem Aprendiz, ou seja, estão entrando no mercado de trabalho. Já são 50 jovens aprendizes na rede municipal”, destacou.

Alunos aprendem a lidar com o dinheiro. Foto: Luana Vieira/SME

Texto: Nathália Ely
Edição: Sibeli Fagundes

[addtoany]