A Secretaria Municipal da Educação (SME) de Canoas recebeu, nesta terça-feira (24), uma visita técnica da representante do Ministério da Educação (MEC) que integra a Diretoria de Políticas para Juventude, Alfabetização e Educação de Jovens e Adultos, Tânia Mara Serzanink de Oliveira. O objetivo do encontro foi realizar o mapeamento da oferta de educação de jovens e adultos (EJA) no município e conhecer as boas experiências que estão destacando Canoas nessa modalidade de educação.
Tânia explica que visitará quatro municípios do Rio Grande do Sul que são referência na EJA: “a nossa ideia é conhecer como esses municípios trabalham com a educação para jovens e adultos para poder estimular a ampliação das boas práticas a programas e ações do Ministério da Educação”, detalha.
Além disso, Tânia afirma que Canoas tem uma excelente política para a EJA e que deve ser compartilhada para servir de exemplo a outros municípios que estão com dificuldades em concretizar ações eficientes nessa temática. A gestora do EJA de Canoas, Valéria Farias, e a assessora pedagógica, Christiane Oliveira, foram as responsáveis por compartilhar as boas ações desenvolvidas no município e o trabalho que vem sendo construído pela Secretaria.
A secretária da Educação, Neka Escobar, reitera que a Secretaria vem realizando um trabalho contínuo na educação para jovens e adultos com o objetivo de evitar a evasão escolar. “Sabendo que somos referência nas ações voltadas à EJA, coloco Canoas à disposição para receber outros municípios do estado para compartilhar o trabalho que estamos realizando e que têm trazido resultados significativos na inserção de jovens e adultos na educação básica”, ressalta Neka.
EJA em Canoas
Atualmente, a EJA de Canoas possui 2.268 alunos matriculados nos turnos noturno e diurno, divididos em 70 turmas, em 20 escolas. O diferencial de Canoas é a EJA Cidadã, que propõe o ensino unidocência, ou seja, com um único professor para todas as disciplinas. Hoje, há 32 turmas atendidas nesse formato e a experiência tem mostrado que o vínculo mais forte entre a turma e o professor contribui para reduzir os índices de evasão escolar. A iniciativa de Canoas já foi apresentada em diversos fóruns de educação como modelo de sucesso a ser seguido.
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