Notícias

//
https://www.canoas.rs.gov.br/wp-content/uploads/2023/09/Conselho-Tutelar.png

Eleição para o Conselho Tutelar de Canoas ocorre em 1º de outubro

Iniciou, na última sexta-feira (1º), o período de campanha e divulgação dos candidatos ao Conselho Tutelar de Canoas. A eleição, que ocorrerá em 1º de outubro, é organizada pela Comissão Especial Eleitoral do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Comdica) e conta com o apoio da Prefeitura de Canoas, por meio da Coordenadoria de Inclusão e Proteção Social.

De acordo com a presidente do Comdica, Valquíria da Rosa Schoenardie, o processo de escolha dos membros do Conselho Tutelar ocorre a cada quatro anos, em data unificada, em todo o território nacional, no primeiro domingo do mês de outubro. “Não é uma votação obrigatória, mas é aberta a todo munícipe, desde que esteja em dia com as obrigações eleitorais. É importante que toda a comunidade participe do processo de escolha dos novos representantes, que possuem a missão de garantir que as crianças e adolescentes tenham todos os seus direitos respeitados”, salienta.

Serão 20 conselheiros tutelares eleitos para o mandato de 2024-2027. Ao todo, 44 candidatos estão aptos a concorrer ao pleito eleitoral.

A Coordenadoria da Inclusão e Proteção Social oferta o apoio no processo de escolha dos conselheiros e conselheiras tutelares de Canoas. “Nosso papel, enquanto gestão pública, é o de fortalecer e estruturar o Conselho Tutelar do município, pois isto impacta diretamente na qualidade do atendimento e contribui para que os conselheiros e conselheiras tutelares possam garantir o atendimento integral das crianças e adolescentes”, afirma a secretária especial da Coordenadoria, Taiane Luisa Cunha Dal Pizzol.

A lista de candidatos pode ser conferida neste link.

Os locais de votação estão disponíveis neste link.

Texto: Daniele Brito – PMC
Edição: Carina Jung – PMC