//
Elisa Lucinda encanta o público da Feira do Livro neste sábado
Download Imagem Original
Foto: Gustavo Garbino
Apesar da chuva, os canoenses marcaram presença na 38ª Feira do Livro neste sábado (7). Foram diversas atrações como contação de histórias, teatro de bonecos, caminhada, encontro das Casa de Poetas do Brasil, sessões de autógrafos, mesa com escritores canoenses e encontro com Elisa Lucinda.
“Achei a Feira linda. O tema é muito interessante. A variedade de títulos é ótima. Fiz várias fotos e eu vou divulgar no grupo do condomínio. Comprei um livro para a minha neta de nove meses. Ela vai poder manusear na banheira, brincar com o livro que é bem colorido”, comentou Terezinha De Marco, 56 anos, moradora do bairro Igara.
A primeira edição da mesa ‘escritor canoense’ ocorreu no final deste sábado e contou com a participação dos autores Marlise De Gregori Pozzatti e Henrique Veber, falando sobre poesia. A mediação foi de Luciano Alabarse. “É um prazer estar aqui, na Feira do Livro de Canoas, mais uma vez! Acho que é importante essa valorização dos autores canoenses, porque obviamente a gente tem que trazer autores de fora, mas também ter essa valorização dos autores daqui é extremamente importante”, destacou Henrique.
Elisa Lucinda: uma multiartista
Ela entrou deslumbrante, cantando poesia e fazendo o público aplaudir e se emocionar. Em um bate-papo extremamente descontraído, Elisa interagiu com o público e mostrou ser uma multiartista completamente apaixonada pela arte, transparecendo isso em sua fala e exaltando a importância da literatura para a vida de todos.
“Eu acho que uma festa literária tem obrigação de provocar reflexões, que muitas vezes estão restritas aos grandes centros urbanos. Então, a minha expectativa é trazer uma conversa que eu venho tendo com o Brasil, sobre as grandes questões nacionais, que eu passo esse através da minha poesia, porque sou uma ativista com a minha arte e tenho muito orgulho disso, porque a arte é tradutora de nossas vidas e a gente vê isso no teatro”, comentou Lucinda antes de subir ao palco.
A artista ainda deixou um recado para o público, incentivando a leitura. “A literatura é uma espécie de milagre com a palavra, porque ela tem muito poder de cura, tem muito poder de transformação. Eu acredito que o livro seja a passagem mais barata do mundo. Eu abro um livro e posso estar em vários lugares do mundo, até em um planeta que não existe. Esse é o poder do livro! Então, você que não pode vir me ver, me leia”, completou.
Sobre a 38ª Feira do Livro
Ministério da Cultura, Zaffari, Vero e Corsan, apresentam… Santos Dumont em: é tempo de voar! A 38ª Feira do Livro de Canoas acontece de 6 a 21 de outubro. As atividades ocorrem na Praça da Emancipação, na área central da cidade, e em espaços como o Paço Municipal e a Biblioteca Pública João Palma da Silva, com atrações gratuitas para todos os públicos.
Nesta edição, a Feira do Livro tem como tema os 150 anos de Santos Dumont, considerado pai da aviação. Em alusão à data e também pelo fato de Canoas ser conhecida como a “Cidade do Avião”, o evento contará com uma exposição de um avião da Força Aérea Brasileira (FAB). Entre as atividades, destacam-se também o Caminho das Letras (letras gigantes do alfabeto estão sendo espalhadas pela cidade, com indicações de livros e autores).
Produção Cultural: Danna Produções. Realização: Prefeitura de Canoas – Ministério da Cultura Governo Federal Brasil – União e Reconstrução. A programação completa você confere no site canoas.rs.gov.br/feiradolivro e nas redes sociais da Prefeitura de Canoas.
Texto: Marina Staudt
Edição: Patrícia Augsten