//
Em Brasília, prefeito interino busca novos recursos para hospitais de Canoas
Durante um novo dia de agendas em Brasília, o prefeito interino de Canoas, Cris Moraes, reuniu-se com os deputados federais Marcon e Any Ortiz, para tratar do encaminhamento de verbas para a Saúde. Os encontros, realizados na tarde desta terça-feira (19), visam garantir recursos para os hospitais Universitário, de Pronto Socorro e Nossa Senhora das Graças.
No encontro com o deputado Marcon, Moraes tratou sobre recursos da portaria federal 544, destinados para os equipamentos de saúde e que, no caso de Canoas, iriam beneficiar os três hospitais da cidade. “O deputado assumiu o compromisso conosco de dar encaminhamento para essas portarias, que irão auxiliar os nossos hospitais com importantes recursos, para novos equipamentos, reformas estruturais, ambulâncias e demais melhorias”, reforçou.
Já no encontro com Any Ortiz, o prefeito interino buscou o encaminhamento de futuras emendas parlamentares para a cidade. “A deputada, que é canoense, se demonstrou muito solidária com a pauta da saúde no nosso município. Ela nos sinalizou que irá avaliar as próximas emendas parlamentares, justamente para beneficiar a nossa cidade”, frisou.
Previdência Social
O prefeito interino também foi ao Ministério do Trabalho, Emprego e Previdência Social buscar um termo de cooperação técnica. Em reunião com o secretário nacional de Previdência Social, Adroaldo da Cunha Portal, Moraes debateu a possibilidade de que Canoas tenha recursos para implantação de postos avançados de atendimento, o que facilitaria o acesso da população aos serviços.
Caso seja concretizada, a iniciativa prevê um atendente capacitado nas subprefeituras. O objetivo é garantir que os canoenses não precisem ir até o Centro da cidade fazer qualquer pedido referente ao INSS. “Nós vamos trazer proximidade com o cidadão, um atendimento humanizado e segurança nos procedimentos. Essa é uma conquista importantíssima para nossa cidade. São muitas pessoas que precisam desse acesso ao serviços do INSS, e agora terão mais facilidade para buscar esse atendimento”, ressaltou Moraes.
Segurança Pública
A outra agenda do prefeito interino foi com o coordenador geral de Políticas de Prevenção à Violência e à Criminalidade, Leandro Arbogast. No encontro, Moraes tratou sobre recursos para implantação do Projeto CONVIVE – Centro Comunitário pela Vida no município, inscrito por Canoas no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). O projeto, que conta com investimento de R$ 13 milhões, já passou por duas etapas e depende apenas da aprovação dos critérios.
“Este é um projeto que será instalado na comunidade do Nancy Pansera, no bairro Guajuviras, e irá trazer muitos benefícios sociais. O foco geral é o resgate de crianças e adolescentes, para que possam usufruir de um espaço de lazer, cultura e esporte. Estamos confiantes de que vamos conseguir aprovar este importante projeto”, destacou.
Novas agendas
Cris Moraes segue na capital federal até esta quarta-feira (20). A agenda será na sede do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). O encontro irá tratar sobre recursos para a implantação e ampliação de escolas públicas de tempo integral no município.
Texto: Gabriel Amaral
Edição: Carina Jung