A pandemia da covid-19 trouxe uma série de desafios para a sociedade contemporânea. O agravamento de problemas de saúde mental e a necessidade de profissionais em reinventar formas de tratamento são alguns dos exemplos. Foram essas adversidades que levaram os profissionais e usuários do Centro de Atenção Psicossocial Infantojuvenil (CAPS IJ) a realizarem, na última semana, a exposição “Expressão em tempos de pandemia”.
Tradicionalmente, uma festa de Natal aproxima as crianças e adolescentes que tratam transtornos mentais ou de sofrimento psíquico intenso no local. A confraternização era uma oportunidade de celebrar conquistas e avanços no tratamento de cada uma delas, além de dar alento àqueles que já possuem histórias de vida tão difíceis. Neste ano, no entanto, a impossibilidade da aproximação física exigiu criatividade para celebrar.
Realizada nas dependências do CAPS, a exposição “Expressão em tempos de pandemia” contou com os trabalhos realizados pelos pacientes em oficinas terapêuticas e atividades de convivência ao longo do ano. Respeitando os protocolos sanitários, foram expostas produções como desenhos e poesias, além de apresentações musicais e de dança. Também durante a tarde, brinquedos e lanches arrecadados pelo Centro foram entregues aos visitantes em alusão ao período natalino.
Segundo a coordenadora do CAPS IJ, Anna Lúcia Pereira, eventos como a exposição são fundamentais no tratamento dos pacientes, já que oportunizam uma elevação da autoestima deles e os envolvem na organização das atividades. “É uma oportunidade para eles se perceberem como sujeitos capazes de se expressar, de entregar um evento como este e de ter brilho próprio, através de formas criativas, como a escrita e as artes plásticas”, avalia.
O CAPS IJ Arco Íris atende crianças e adolescentes encaminhados pelos serviços de saúde do município ou que buscam o local espontaneamente. A coordenadora da instituição reforça que o local recebe doações de roupas, calçados e brinquedos, que são doados aos pacientes ou revendidos em um brechó que gera recursos para atividades como a exposição realizada nesta quarta.
O serviço fica na rua Padre Reus, 115, no bairro Mathias Velho.
Referência em cuidado de saúde mental e inclusão
Recentemente, Canoas deu mais um passo em termos de inclusão e cuidado com a saúde mental. No final de novembro, foi inaugurado o Centro de Referência em Transtorno do Espectro Autista (Certea), que aperfeiçoou e expandiu o trabalho que, até então, era realizado pelo Ambulatório de Diagnóstico Precoce, criado em abril de 2019 e que utilizava as dependências do CAPS IJ.
O novo serviço, que ganhou novo endereço, vai além do diagnóstico e oferece acolhimento aos usuários, através de atendimentos com fonoaudióloga, psicóloga e terapeuta ocupacional. Em breve, a equipe deverá ser reforçada com um médico neuropediatra.
O Certea fica na rua Araça, 74, no Centro.