//
Em parceria com a Prefeitura, Emater realiza estudo para revitalização de horta comunitária no Quilombo Chácara das Rosas
A Emater/Ascar de Canoas esteve, na última segunda-feira (14), no Quilombo Chácara das Rosas com o intuito de realizar um estudo de área para a revitalização da horta comunitária do local. A revitalização do espaço é resultado de uma parceria com a Prefeitura de Canoas, por meio da Coordenadoria da Igualdade Racial, Povos Originários e Imigrantes, com a Emater/Ascar.
De acordo com a secretária especial da Coordenadoria da Igualdade Racial, Povos Originários e Imigrantes, Ednea Paim, o território do quilombo é utilizado para garantir seus direitos sociais, econômicos e culturais. “Ele é fortalecido pelas relações humanas, além de ser um elemento base na formulação de políticas voltadas para os atores sociais que ali estão. É um dever ajudá-los na construção de melhorias para o local, para sua existência se fortalecer a cada dia, pois são parte da nossa história”, salienta.
Em função da pandemia, a horta comunitária do Chácara das Rosas, localizado no bairro Marechal Rondon, não teve os cuidados necessários e precisa passar por um processo de recuperação da área. Para isso, o município buscou apoio com a Emater/Ascar de Canoas.
O estudo da área foi realizado pela engenheira agrônoma da Emater do município, Caroline Kolinski de Lima. Segundo ela, a ideia é resgatar e revitalizar um espaço dentro da comunidade e estimular as pessoas a terem um espaço para se dedicar à horta, que funciona como um espaço de trocas de conhecimentos e lazer. “A horta estimula as pessoas a cuidarem do local, cultivarem hortaliças, chás, flores, melhorando a alimentação das famílias”, afirma.
Texto: Daniele Brito – PMC
Edição: Carina Jung – PMC