Notícias

//
https://www.canoas.rs.gov.br/wp-content/uploads/2019/02/Cristiano-Junior-06200.jpg

Em visita à Villa Mimosa, crianças do Abrigo Raio de Sol conhecem de perto trabalho de artista visual

Jovens fizeram tour pelo espaço cultural e tiveram contato próximo com o processo de criação da artista visual Zulaine Santos
Download Imagem Original

Foto: Cristiano Junior

Dezenas de crianças que residem no Abrigo Raio de Sol, em Canoas, tiveram uma tarde especial nesta quarta-feira (13), na Casa das Artes Villa Mimosa. O grupo de jovens foi conduzido por uma visita guiada ao espaço cultural, onde conheceram detalhes da história da casa e da exposição que está em cartaz no local. A saída foi organizada pela Secretaria Municipal da Cultura e do Turismo (SMCT) e pela Ação Social Santa isabel, presidida por Everton Alfonsin.

Os visitantes foram recebidos pelo secretário municipal da Cultura e do Turismo, Mauri Grando, pela coordenadora do centro cultural, Rosângela Cardoso, e pela artista visual Zulaine Santos, que assina a mostra “Habita em Mim”, em cartaz na Villa Mimosa até o dia 10 de março.

Em um tour pela casa, as crianças conheceram de perto a estrutura física da Villa Mimosa, além de detalhes arquitetônicos e da história do local, que era frequentada pela família Ludwig até o início do século 20. O grupo passou por todos os ambientes da casa – em cada espaço, Rosângela explicava a finalidade e os detalhes históricos do espaço.

Para o secretário da Cultura e do Turismo de Canoas, Mauri Grando, a visita organizada pela pasta proporciona uma experiência diferente dentro da rotina das crianças. “A Villa Mimosa já tem o costume de receber alunos das escolas municipais de Canoas para visitas guiadas. Mas a recepção das crianças do Raio de Sol tem um significado especial, já que se trata de jovens em situação de vulnerabilidade e que precisam ter acesso à cultura de uma forma plena. Essa vinda à Villa Mimosa tem o objetivo de fazê-los conhecer um pedaço da história da cidade, além de um contato próximo com a produção artística”, afirma Grando.

Na visita, os jovens conheceram detalhes de produção artística de Zulaine Santos, que contou como funciona o processo de criação de suas obras. No final, as crianças ainda tiveram uma demonstração de como é feita a transferência de fotografia para madeira, uma das técnicas aplicadas por Zulaine nas peças artísticas.

Assessoria de Comunicação