Hoje foi a vez dos alunos da EMEF Paulo Freire colocarem a mão na terra. Na tarde desta segunda-feira (17), a criançada realizou o plantio de 13 árvores nativas dentro do pátio da escola. A atividade faz parte do projeto Embaixadores da Justiça Climática, que tem como objetivo conscientizar sobre os cuidados com o meio ambiente e ensinar sobre o passo a passo do cultivo das árvores.
Crianças de 7 a 12 anos de oito escolas de ensino fundamental da rede municipal de Canoas vivem na prática a experiência de serem responsáveis pelo meio ambiente. A EMEF foi a segunda de oito escolas que fazem parte do programa. Na semana passada, o plantio foi na EMEF Santos Dumont.
Contato com a terra
Conforme Mari Lúcia Larroza, voluntária do projeto Plant For The Planet, entre os benefícios do programa está a oportunidade das crianças sentirem o contato com a terra, além de conhecerem o que estão plantando e os cuidados que uma planta precisa. “Conscientizar as crianças é plantar uma sementinha, eles serão os replicadores. Eles tendo o domínio do tema vão conseguir passar para os adultos. Às vezes é muito mais fácil uma criança sensibilizar um adulto do que um adulto conscientizar outro adulto”, destaca.
Protagonistas pelo meio ambiente
Após a criançada participar de todas as etapas e atividades realizadas, um certificado de Embaixador da Justiça Climática é entregue e, algumas delas, são convidadas para serem facilitadores da próxima turma. Esdras Silveira, aluno do 5° ano da EMEF Paulo Freire, descreveu a sensação de participar do projeto. “Senti como se estivesse feito um bom trabalho e é importante porque ajuda a ter mais oxigênio e sombra. Se todo mundo começar a plantar, será melhor para o meio ambiente e todos nós”, afirma.
As atividades acontecem até o dia 21 de novembro, durante três dias por escola e contam com uma série de ações teóricas e práticas, como a explanação do projeto para as crianças através de jogos lúdicos e visitas de campo.
Mais detalhes sobre o projeto
Na parte da manhã, os alunos participam de atividades de identificação dos continentes que têm a maior concentração de pessoas, concentração de renda e quais têm maior emissão de CO2. A partir dessa análise, eles fazem uma apresentação de alguns itens vinculados ao meio-ambiente: estudo do que é CO2, fotossíntese e questões ambientais. Após a apresentação, é desenvolvido um projeto fictício, que poderá ser aplicado se houver interesse futuramente. Nele, as crianças aprendem o que é o objetivo de um projeto, as metas, quem pode ajudá-los e prazos de execução.
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