Notícias

//
https://www.canoas.rs.gov.br/wp-content/uploads/2023/09/robotica-rondonia_reduzidas_gustavo-garbino-20.jpg

EMEF Rondônia realiza mostra de robótica com alunos do 6° e 7° ano

Projetos realizados durante o ano foram expostos para o restante da escola
Download Imagem Original

Foto: Gustavo Garbino/PMC

Para apresentar os trabalhos desenvolvidos pelos alunos durante o primeiro semestre, a EMEF Rondônia promoveu a sua 1ª Mostra de Robótica. A atividade, realizada nesta quinta-feira (28), contou com a exposição dos projetos de 24 alunos, das turmas de 6º e 7º ano da escola.

A ideia de apostar em um projeto de robótica surgiu do professor de educação física Jefferson Malta Ramos. Após participar de uma capacitação em 2022, o docente se interessou pelo tema e decidiu compartilhar com os estudantes. “Reuni uma turma com alunos do 6º e do 7º ano e passamos a realizar encontros semanais, no turno inverso ao das aulas. Com o tempo, fui percebendo o grande interesse deles. Daí que surgiu a ideia de realizarmos uma mostra para valorizar os projetos”, explica.

O professor reforça que a iniciativa se destaca por proporcionar aos alunos um espaço para aprimorar seu pensamento lógico, por meio de atividades práticas com robôs. “O projeto não apenas proporciona um aprendizado divertido e interativo, mas também contribui para o desenvolvimento de habilidades essenciais, como resolução de problemas, pensamento crítico e criatividade. Durante as aulas, os estudantes foram desafiados a construir, programar e operar os robôs, trabalhando em equipe para alcançar diferentes objetivos”, completa.

Um dos participantes é Gustavo Henrique da Cruz, 12 anos. O menino desenvolveu um braço robótico, capaz de pegar e segurar itens. “Eu gostei muito das aulas, principalmente porque nunca tinha tido esse contato com essas peças, então foi uma boa novidade. A gente pode fazer toda a montagem e programação dos robôs e, no fim, ficou super bacana”, relata.

O projeto foi realizado utilizando os Kits de Robótica Explorador Kids e Ed06, entregues pela Secretaria Municipal de Educação (SME) para as 44 EMEFs. A iniciativa também está alinhada aos objetivos da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), integrando várias áreas do conhecimento.

Texto: Gabriel Amaral/PMC
Edição: Carina Jung/PMC

Mais fotos: