//
EMEI Nilton Leal recebe pátio naturalizado para a diversão das crianças
Download Imagem Original
Foto: Amanda Furtado/PMC
Troncos de equilíbrio, elementos naturais de escalada, balanços, caixa de areia, tirolesa, elástico e rede de cordas são os novos brinquedos disponíveis para os alunos da Escola Municipal de Ensino Infantil (EMEI) Nilton Leal, no bairro Harmonia. Crianças como Cecília Nunes, de cinco anos, do Jardim 2. A pequena diz que adora brincar no espaço, mas que o brinquedo favorito é a tirolesa. Aliás de quase todos os estudantes que brincavam na manhã dessa terça-feira (27) durante o ato de entrega do espaço, que integra o projeto Pátios Naturalizados, promovido pela Secretaria de Educação (SME) e a Urban 95. Os chuveiros, feitos com troncos também divertem os pequenos e estimulam o contato com a água.
Para a diretora Gabriela Godinho Valim, a instalação do pátio vai ao encontro da pedagogia da escola, que busca o brincar livre, o desemparedamento das infâncias e olhar a criança com respeito. “Elas amam. É muito satisfatório vê-las virem para a escola com esse gosto. Quanto mais nós tivermos situações que os provoquem, que os façam gostar de vir para a escola, é importante. E ver o quanto contribui para no desenvolvimento delas, isso é muito gratificante!”, exaltou.
Isabella Gregory, coordenadora da Urban 95 Brasil, destaca que as estruturas trazem a possibilidade de explorar elementos desestruturados e estimulam a criatividade. “O contato com a natureza contribui para o desenvolvimento infantil, tanto psíquico, físico e emocional Quando a criança se desenvolve no ambiente com elementos naturais, é mais desafiador para ela”, afirmou.
A secretária de Educação, Leany Maria de Conti, encantou-se com a pracinha revitalizada e frisou que a integração com o meio ambiente tem que começar com os pequenos. “Quem são os premiados, os favorecidos, são as crianças, são os pais. Tenham certeza de que mais praças como essas virão. Serão um total de quatro que entregaremos em Canoas ainda este ano”, destacou a secretária.
Pátios naturalizados
Com financiamento da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias diretamente para o Círculo de Pais e Mestres (CPM) das instituições de ensino, serão inaugurados mais três pátios naturalizados nas EMEIs de Canoas: Idara Rocha, Tia Maria Lucia e Pintando o Sete. Conforme o representante da igreja, Eduardo Castro Germano, essa oportunidade é especial para eles. “A educação realmente é muito importante, ela melhora, ela faz crescer o ser humano. E para nós participarmos de um projeto como esse, realmente tem todo o significado”.
Desenvolvidos a partir de elementos naturais e com múltiplas possibilidades de interação, exploração e criação, os espaços são construídos ao ar livre e são multifuncionais. A criação do ambiente utiliza elementos da natureza, como troncos de árvores, galhos e a própria topografia dos terrenos. A intenção dos pátios é fazer a aproximação da criança com elementos não estruturados e materiais reaproveitados. “São brinquedos que oferecem muito mais possibilidade de interação. Eles não são tão monótonos quanto os convencionais, assim, dá para criar diferentes brincadeiras”, explicou Jerusa Peixoto de Mattos, secretária adjunta do Escritório de Projetos da Prefeitura de Canoas.
Texto: Nathália Ely
Edição: Valéria Deluca