Notícias

//
https://www.canoas.rs.gov.br/wp-content/uploads/2023/08/Reduzidas_02_08_2023_EMEI_VOVO_DORALICE_Guilherme_Pereira-9-1.jpg

EMEI Vovó Doralice tem proposta pedagógica inovadora para desenvolvimento das crianças

Escola conta com salas temáticas e lúdicas, que garantem mais liberdade no aprendizado dos alunos

Com uma proposta pedagógica inovadora e moderna, a EMEI Vovó Doralice estimula o aprendizado de forma mais lúdica e com maior protagonismo das crianças. A escola de educação infantil conta com três salas temáticas, que garantem o contato com diferentes formas de conhecimento e a vivência de experiências novas.

“O diferencial é justamente criar um ambiente mais lúdico, saudável e feliz para as crianças. Sair do tradicional, tendo o espaço como terceiro educador e a natureza como norteadora das propostas. O quintal também faz parte do aprendizado, assim as crianças constroem novos conhecimentos, respeitando todas as formas de vida. Aqui, elas sempre vão ter uma experiência nova a cada dia, tendo contato com linguagens diferentes em cada sala”, explica a diretora Ana Lúcia do Amaral, que adotou o modelo inspirado em um projeto italiano.

As três salas, denominadas “Descobrindo o Mundo”, “Magia das Histórias” e “Pequenos Artistas, Grandes Movimentos”, contam com um ambiente único, onde as crianças são estimuladas a desenvolverem pesquisas e atividades sobre diferentes temas. Todas as salas são pintadas e decoradas com os trabalhos dos próprios alunos, para aproveitar todos os espaços e contar as histórias por meio das paredes.

Famílias participam e aprovam a proposta

Dentro da proposta pedagógica, ainda são realizadas mostras que englobam todas as aprendizagens e contam com ampla participação da comunidade escolar. “Buscamos sempre trazer as famílias para dentro da escola, para verem as propostas e participarem ativamente do aprendizado das crianças. As professoras também desenvolvem um trabalho em equipe fantástico. Como temos esse planejamento de uma educação transversal, é fundamental que todos saibam o que está sendo realizado em cada sala”, completa a diretora.

Juliana Dorneles, mãe do Bernardo, do Jardim II, elogiou a iniciativa da escola e está gostando do desenvolvimento do filho. “Eu noto que as salas temáticas e as propostas que as professoras fazem têm ajudado muito. É importante para o desenvolvimento das crianças terem essa maior autonomia desde cedo. E eu percebo como o Bernardo gosta de aprender dessa forma, podendo estar a cada dia vendo algo diferente e novo”, relata.

Escritório de Comunicação - Ecom

Mais fotos: