Notícias

//
https://www.canoas.rs.gov.br/wp-content/uploads/2021/10/Primeiro-encontro-dos-grêmios-das-escola-13-10-Tony-Capellão-3.jpg

Encontros preparatórios são realizados para os candidatos dos Grêmios Estudantis das escolas municipais

Download Imagem Original

Foto: Tony Capellão

Português, matemática, história e geografia, entre tantos gráficos, poemas e aulas diversas, muitos alunos fomentam, dentro dos seus cadernos, ideais que podem colaborar com a rotina escolar e com a comunidade a qual pertencem. Foi pensando nesse movimento que a Secretaria Municipal de Educação, em parceria com a Coordenadoria da Juventude, organizou uma programação especial para os estudantes que visam concorrer construir um grupo de representantes de liderança estudantil. As eleições devem ocorrer em novembro.

Ao todo, 33 alunos representando as lideranças estudantis de 19 escolas municipais participaram dos encontros que foram divididos em duas datas distintas, para seguir os protocolos sanitários vigentes. O encontro aconteceu na Associação dos Servidores Municipais de Canoas (ASMC), nos dias 13 e 20 de outubro.

A secretária adjunta da Educação, Cinara Souza, lembrou que os Grêmios Estudantis permitem que os alunos participem de forma direta das discussões junto à diretoria das escolas, bem como da rotina da própria comunidade. “Precisamos aproveitar a energia dos jovens que nos fazem acreditar que a educação é o futuro. Pensamos no Grêmio como uma forma de construir nos estudantes competências de liderança, autonomia e participação ativa. Permitir…permitir que eles sejam a voz não só dos alunos, mas se destaquem em papéis de lideranças e protagonismo fora da rotina escolar também”, lembrou.

A secretária da Coordenadoria da Juventude, Maria Eduarda Moreira, reitera que é justamente pensando na importância dos Grêmios dentro da comunidade escolar que os encontros foram promovidos. “É legal de ver a empolgação dos jovens. Como estudantes, eles conhecem bem como funciona a rotina escolar e, com uma visão interna, podem auxiliar as equipes diretivas a melhorarem a dinâmica e o dia a dia das aulas”, afirmou.

Professores, diretores, orientadores escolares e alunos participaram do encontro que incentivou outras escolas a instalarem grêmios nas suas unidades escolares.

SOBRE OS GRÊMIOS ESTUDANTIS

Formado por alunos, o Grêmio é a voz do aluno na escola, uma forma de oferecer o protagonismo juvenil. Em situações oficiais, tem como função representar os estudantes frente à diretoria levando suas necessidades e discutindo propostas que favoreçam a aprendizagem e a convivência. Ideias, projetos e ações extraescolares também são sugeridas pelo Grêmio. Além disso, o grupo participa efetivamente com sua opinião para a adequação de regras dentro e fora do ambiente escolar.

Escritório de Comunicação PMC