Notícias

//
https://www.canoas.rs.gov.br/wp-content/uploads/2022/06/SALAS-MODULARES-alisson-moura-17.jpg

Enquanto aguarda conclusão das obras, Prefeitura instala salas modulares em Escolas de Canoas

Download Imagem Original

Foto: Alisson Moura

Um novo conceito de sala de aula passou a fazer parte da infraestrutura das escolas em Canoas. Estruturas modulares estão sendo implementadas pela Prefeitura nas instituições de ensino que passam por obras de reconstrução. A medida é uma forma de não prejudicar a aprendizagem das crianças e adolescentes.

Atualmente, três escolas municipais contam com os módulos e que proporcionam um ambiente novo, seguro e confortável para professores e alunos.  As EMEFs Sete de Setembro e Walter Peracchi começaram a operar nas salas na última semana. Na EMEF General Netto foram instalados módulos que constituem uma escola completamente nova, com refeitório, salas de aula, banheiros e área de convivência.

Fabricada em aço galvanizado que evita corrosão e aumenta a durabilidade, a estrutura tem um diferencial que é a rapidez de instalação e sustentabilidade de obra limpa. Além disso, todos os módulos contam com ar-condicionado e telas interativas, que se somam às inovações tecnológicas incorporadas na rotina de educadores e alunos.

Nas próximas semanas, acontece a instalação das salas modulares na EMEF Rui Cirne Lima.

APROVAÇÃO

Para o estudante do 9º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental Sete de Setembro, no bairro Estância Velha, Luiz Henrique Gloria Maria, as salas modulares proporcionam mais tranquilidade na hora de aprender. “Esse novo espaço é mais bonito e bem confortável. A gente consegue se concentrar mais e estar próximo ao professor, tirar as dúvidas. Tem a questão das telas interativas também que o professor consegue explicar melhor, eu gostei bastante”, frisou.

Uma turminha animada de 1º ano ocupa uma das salas na Escola Municipal de Ensino Fundamental Walter Peracchi. Quando questionados sobre o que mais gostaram na nova estrutura, surgiram os mais diversos pontos, mas o xodó da criançada foi a instalação de ar-condicionado para climatização.

Segundo a professora da turma, Lidiane Oliveira, outro diferencial está na acústica. “Eu achei fantástico, temos uma sala do lado da outra e mesmo com a galerinha animada, não se escuta nada entre as paredes”, destacou.

A secretária municipal da Educação, Beth Colombo, reforça que as salas atendem todos os requisitos de segurança, além de serem módulos reforçados e de rápida implantação. “Enquanto em um processo ultrapassado de obra levaríamos mais de um ano para a construção, com as salas modulares temos agilidade para atendermos e garantirmos a continuação do ensino para os nossos estudantes”, lembra.

ESCOLAS EM OBRAS

Em março de 2021, a Prefeitura de Canoas emitiu a ordem de início para a reconstrução total de 4 escolas (EMEFs Rui Cirne Lima, Sete de Setembro, Walter Peracchi e General Netto). Porém, ao longo dos meses, as empresas contratadas não prestaram os serviços previstos em contrato, levando o Executivo a emitir diversas notificações pela má prestação dos serviços e posterior rescisão dos contratos.

Na Escola Sete de Setembro, a empresa 2ª colocada no processo licitatório, assumiu a obra em maio deste ano e, atualmente, está executando normalmente o projeto. As outras obras, estão em processo de licitação ou deliberação junto a Procuradoria Geral do Município.

A secretaria Beth lembra que, apesar do atraso no andamento das obras, era fundamental que a Prefeitura tomasse alguma atitude e não ficasse refém das empresas contratadas. “Tínhamos um contrato e um planejamento para cumprir. Notificamos as empresas mais de uma vez e nada foi feito. Precisamos tomar uma atitude e assim foi feito. Tenho certeza de que, muito em breve, vamos concluir essas obras e teremos novos espaços para os nossos alunos. Não estamos medindo esforços para isso”, destacou.

Escritório de Comunicação PMC