//
Entidades inclusivas realizam oficina sobre braille
Download Imagem Original
Foto: Guilherme Pereira
Em alusão ao Dia Nacional do Braille, celebrado na última segunda-feira (8), e ao Dia Nacional da Biblioteca, comemorado nesta terça-feira (9), uma oficina sobre o sistema de escrita e leitura tátil para as pessoas cegas aconteceu na Biblioteca do Sesc Canoas. A atividade foi realizada pela Associação dos Deficientes Visuais de Canoas (Adevic) em parceria com a Coordenadoria da Inclusão e Proteção Social e o Sesc Canoas.
Conforme o assessor técnico da Coordenadoria da Inclusão e Proteção Social, Eri Domingues, a ação teve o objetivo de falar sobre a importância do sistema braille, sendo a maior e melhor forma de leitura e escrita das pessoas cegas. “O braille é uma ferramenta importante de acesso à informação e comunicação. É um sistema que proporciona uma leitura mais efetiva do que as leituras em áudio, por exemplo”, explicou.
Na ocasião, o Sesc Canoas realizou uma contação de histórias sensorial. “Nós buscamos focar na acessibilidade, não só no espaço, mas nas atividades que desenvolvemos aqui. Hoje nós tentamos unir uma atividade que envolve esse conto, que são histórias, e também o Braille a partir do livro, além de um modo mais sensorial para eles”, salientou a auxiliar de biblioteca do Sesc Canoas, Bárbara Trindade.
Em Canoas, somente dois locais proporcionam o ensino e o material de apoio em braille. As pessoas com deficiência visual podem procurar a Adevic e o Núcleo de Apoio Pedagógico e Produção Braille (NAPPB), vinculado à Secretaria Municipal de Educação.
Também participaram do evento os aprendizes da Associação Pestalozzi de Canoas e da Adevic. Eles produziram a formação de letras em braille através de tampinhas de garrafas plásticas. Ainda prestigiaram a atividade, os membros da Associação Canoenses dos Deficientes Físicos (Acadef).
Escritório de Comunicação