A segunda etapa da entrega de cestas básicas, para pessoas afetadas pelo temporal do dia 15 de agosto de 2022, iniciou na manhã desta quarta-feira (18), no bairro Mathias Velho. A retirada foi feita no ginásio da EMEF Thiago Wurth. Foram entregues 63 cestas pela Defesa Civil, de um total de 120 pessoas beneficiadas na região. Na primeira etapa da iniciativa, que ocorreu de 19 de dezembro até o dia 05 de janeiro, foram entregues 761 cestas básicas, em 16 bairros da cidade.
O prefeito em exercício, Dr. Nedy Marques, esteve presente durante a entrega e reforçou a importância e o compromisso da Prefeitura de Canoas em atender a população no momento em que mais necessitou. “Nossa gestão é e continuará focada em ajudar os canoenses que mais precisam. Não estávamos esperando por um temporal daquela magnitude, mas agimos para que as pessoas afetadas pudessem ter suas casas de volta e comida na mesa”.
Ajuda na hora certa
Maria Inês Hider foi uma das contempladas pelo benefício e relatou como a ligação que recebeu da Defesa Civil veio na hora que estava precisando. “O temporal quebrou a maioria das minhas telhas. Eu estou muito feliz de receber essa ajuda. Quando recebi a ligação, cheguei a pular de alegria porque eu estava sem nada em casa e estou desempregada”, contou.
Carlos Roberto Almeida também foi afetado pelo temporal. Ficou sabendo que tinha direito às telhas por intermédio de uma conhecida e logo soube que iria receber o benefício das cestas. “No começo, fiquei meio envergonhado diante da situação, mas vi o benefício da ação da Defesa Civil, que alcançou não só a minha casa, mas também de muitas outras pessoas que estavam precisando. Eu só tenho a agradecer”, comemorou.
A verba para a aquisição da ajuda foi de R$ 410 mil, captada junto ao governo federal, através do Decreto Emergencial da Defesa Civil de Canoas, publicado no dia 16 de agosto de 2022. O valor foi revertido em 1.910 cestas básicas.
Os que não retiraram a cesta no dia indicado, podem se dirigir até a sede da Defesa Civil, localizada na Rua Bandeirantes, 450, bairro Nossa Senhora das Graças, portando documento com foto.
Confira o cronograma das entregas da segunda etapa:
19/01 – Os moradores do bairro Guajuviras, podem retirar seus ranchos no Hangar Cultural, na Estrada do Nazário, nº 3150, bairro Guajuviras, região Nordeste da cidade, das 9h até às 13h. O documento de identidade deverá ser apresentado na hora da retirada.
24/01 – Os moradores dos bairros Estância Velha e Olaria, podem retirar seus ranchos em frente à Unidade Básica de Saúde (UBS) Estância Velha, localizada na rua São Mateus, a partir das 9h até às 12h. O documento de identidade deverá ser apresentado na hora da retirada.
25/01 – Para os moradores da prainha do Paquetá, a entrega será a partir das 9h e vai até às 12h. O documento de identidade deverá ser apresentado na hora da retirada.
25/01 – Os moradores do bairro Mato Grande podem retirar seus ranchos na EMEF Assis Brasil, localizada na rua Roberto Francisco Behrens, nº 520, das 14h até às 17h. O documento de identidade deverá ser apresentado na hora da retirada.
26/01 – Os moradores do bairro Niterói podem retirar seus ranchos na praça Dona Mocinha, localizada na rua Júlio de Castilhos, nº 300, das 9h às 12h. O documento de identidade deverá ser apresentado na hora da retirada.
31/01 – Os moradores dos bairros Nossa Senhora das Graças, Ideal, Marechal Rondon, Igara, São Luís, São José, podem retirar seus ranchos na Defesa Civil, localizada na rua Bandeirantes, nº 450, bairro Nossa Sra. das Graças, das 9h às 18h. O documento de identidade deverá ser apresentado na hora da retirada.
07/02 – Os moradores do bairro Rio Branco podem retirar seus ranchos na Subprefeitura Sudoeste, localizada na rua Edgar Fritz Muller, nº 430, bairro Rio Branco, das 9h às 12h. O documento de identidade deverá ser apresentado na hora da retirada.
Texto: Lauren Delgado – PMC
Revisão: Valéria Deluca – PMC