Notícias

//
https://www.canoas.rs.gov.br/wp-content/uploads/2025/04/RED-03-04-25-REFORMA-ESCOLAS-ATINGIDAS-BRUNA-OURIQUE-26.jpg

Equipes atuam em força-tarefa nas três escolas com aulas suspensas após estragos do temporal 

Download Imagem Original

Foto: Bruna Ourique / PMC

A força-tarefa das obras nas três escolas municipais remanescentes que ainda não conseguiram retomar às aulas, devido à gravidade dos estragos do temporal de segunda-feira (31), segue avançando ao longo da semana. As equipes de trabalho a serviço da SME estão concentradas nas últimas unidades de ensino, ainda impossibilitadas de receber os alunos em segurança. A incidência de chuva na quarta-feira (2) interferiu no andamento do cronograma nas EMEIs Carrossel e Vó Picucha, e na EMEF Max Oderich. Agora, a volta dos atendimentos nessas instituições está prevista para essa segunda-feira (7). 

Após a incidência de fortes rajadas de vento e chuva durante o temporal na tarde da última segunda (31), um total de 35 escolas da rede municipal de ensino tiveram algum tipo de prejuízo. Deste total, 13 não estavam aptas a receber alunos, na manhã de terça-feira (1º), devido às situações de destelhamento, danos estruturais e até mesmo falta de energia elétrica. Já no período da tarde de terça, graças a uma rápida resposta da SME, esse número de unidades já havia caído para apenas três. “Nossa equipe está indo de escola a escola acompanhando todo o passo a passo das obras de reparos. Não estamos medindo esforços para que os nossos alunos possam voltar as essas escolas em segurança”, afirma o diretor de infraestrutura da Secretaria Municipal da Educação de Canoas, Fernando  Gluszczak.

“Aqui na EMEI Carrossel, a queda de uma árvore de grande porte na lateral da escola atingiu uma parte do telhado e afetou a nossa rede elétrica. Houve o corte e a remoção da árvore e as equipes estão fazendo a instalação de um novo poste de energia para posterior ligação por parte da companhia de energia”, disse a diretora Graziela Machado. A EMEI Carrossel fica no bairro Igara e atende 94 crianças na educação infantil. 

No bairro Harmonia, a EMEI Vó Picucha foi afetada por eventos climáticos extremos (dois temporais e uma enchente) pela terceira vez em questão de dois anos. Na segunda-feira (31), as telhas da área coberta da brinquedoteca foram arrancadas pela força dos ventos. A intensidade das rajadas também resultou em danos significados na EMEF Max Oderich, que fica no mesmo bairro, e que teve o telhado e a parte de uma parede comprometidos.

Trabalhos sendo realizados na brinquedoteca da EMEI Vó Picucha

Trecho do telhado atingido pela queda de árvore na EMEI Carrossel

[addtoany]