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Esclarecimento: Prefeitura apresenta a verdade sobre atendimentos no HPSC

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Foto: Divulgação

 

Em respeito ao cidadão canoense, a Prefeitura de Canoas esclarece que são FALSAS as informações publicadas em um vídeo no Facebook, na manhã deste domingo (10), que afirma que o Hospital de Pronto Socorro de Canoas (HPSC) estaria superlotado e com más condições de atendimento. Os fatos:

– O hospital, que atende urgência e emergência e tem grande procura por moradores de Canoas e outros mais de 100 municípios, está em pleno funcionamento, e não apresentou aglomeração, diferente do normal, durante o final de semana. Na tarde deste domingo, nove pacientes recebiam atendimento, e não 30, como foi dito no vídeo.

– A publicação afirma que pacientes estariam em poltronas “em condições desumanas”. Ao dizer isso, o cidadão que postou o vídeo mostra completo desconhecimento sobre a rotina do hospital e sua forma de trabalho. De fato existem pessoas em poltronas, mas aquelas que estão sendo medicadas, aguardando resultados de exames ou são familiares que esperam por pacientes internados, conforme preconizado na política de humanização do cuidado do Ministério da Saúde e recomendado por diversos serviços de saúde do mundo todo.

– A informação de que um paciente com tuberculose estaria colocando em risco a saúde de outras pessoas também é falsa. A afirmação inclusive soa como desrespeitosa com os funcionários, que têm formação técnica, acadêmica e, principalmente, experiência para evitar que exista contágio de doenças no hospital. O Hospital de Pronto Socorro garante que toma todos os cuidados para evitar expor pacientes à situação de contágio. Justamente por isso, barrou a entrada do cidadão que gravou o vídeo, já que ele poderia colocar em risco de contaminação os pacientes que ali estavam por necessidade de fato.

– Por fim, a Prefeitura de Canoas não nega que existam problemas nos hospitais e unidades de saúde da cidade e informa que vem trabalhando diariamente na solução deles, mas repudia o conteúdo falso que consta no vídeo. A prefeitura ainda lamenta que, com a aproximação do período eleitoral, pessoas se utilizem de um assunto tão sério, como a Saúde Pública, para autopromoção com base em Fake News.

A Prefeitura de Canoas convida a todos a se informarem através de nossos canais oficiais, seja pelas redes sociais ou pelo nosso site. E destaca que reclamações e críticas devem ser levadas até Ouvidoria da Secretaria Municipal de Saúde para efetiva resolução. 

Assessoria de Comunicação