Notícias

//
https://www.canoas.rs.gov.br/wp-content/uploads/2018/05/Cristiano-Junior-5698-1.jpg

Escola municipal entra no clima da Copa para ensinar a cultura de outros países

Alunos realizam atividades que envolvem temas relacionados aos países que vão participar da Copa do Mundo.

A Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) João Palma da Silva, no bairro Mathias Velho, em Canoas, promoveu neste sábado (19) a Feira das Nações da Copa. O evento foi parte de um projeto maior que está sendo realizado pela escola para mobilizar as turmas a conhecer a cultura dos 32 países que serão representados na competição mundial de futebol.

A Feira das Nações da Copa, realizada no Centro de Esporte e Lazer (CEL) Mathias Velho, iniciou com o desfile das delegações. Os alunos de 1º a 9º ano do Ensino Fundamental estavam vestidos com as cores dos países, alguns também utilizaram acessórios para caracterizar a cultura local. A distribuição das nações entre as turmas foi feita por sorteio pela escola.

O evento também contou com a dança das fitas, reunindo representantes de todas as turmas. Os alunos realizaram uma coreografia empunhando fitas de diversas cores. A vibração dos estudantes com a atividade diminuiu logo depois, na execução do Hino Nacional brasileiro.

O mau tempo do sábado não espantou as famílias, que acompanharam as atividades da arquibancada e aplaudiram os filhos. A Cristina Almeida dos Santos, mãe da Victória, aluna do 2º ano, e da Daniela, do 9º ano, foi uma das mães presentes. “Elas estão adorando e aprendendo muitas coisas sobre os países. Até eu estou aprendendo com elas”, comemorou.

Estudante do 6º ano, Franciele da Silva, de 11 anos, conta que está aprendendo muito sobre a história e a cultura do Irã, país sorteado para a sua turma. “Conheci a bandeira, por exemplo, ouvimos algumas músicas e hinos, estamos pesquisando bastante na internet. Acho bem legal porque a gente está aprendendo sobre outros países”.

As atividades da manhã ainda tiveram uma etapa esportiva, com participantes de todas as turmas. Entre as competições, estavam um quiz sobre a Copa do Mundo e os países participantes, futeboliche e jogo da velha no chão.

Os 1.100 alunos da EMEF João Palma da Silva seguirão estudando os costumes dos países que competirão na Copa do Mundo até julho, quando ocorrerá o encerramento do projeto. No dia 23 de junho, haverá a etapa cultural, que será realizada na sede da escola. Neste dia, apresentarão a comida típica de cada nação, animais nativos, pontos turísticos, moeda, bandeira, clube de futebol mais importante, entre outras características dos países.

Diretora da EMEF João Palma da Silva há nove anos, Isabel Schmitz, ressalta que a escola sempre realiza atividades alusivas à Copa do Mundo. “A nossa proposta é trabalhar a cultura e os costumes, para que os alunos conheçam as diferentes realidades dos países que participam da Copa. Quero destacar aqui a comissão organizadora desse projeto, com as professoras Vilene, Silvia, Carol Maciel e Patrícia Peixe”, assinalou.

Dia da Família

O sábado também foi marcado pela comemoração do Dia da Família na EMEF Ícaro. A instituição de ensino, que fica no bairro Rio Branco, abriu as portas para a comunidade e promoveu diversas atrações com o objetivo de proporcionar a vivência de pais e responsáveis no ambiente escolar. Em parceria com a Secretaria Municipal da Saúde (SMS), a escola recebeu palestra da psicóloga Amanda Saldanha.

Mais fotos: