Notícias

//

Escolas da rede municipal irão participar de projeto sobre sustentabilidade

Na próxima sexta-feira (24), será lançado em Canoas o Projeto EcoAtivos. O programa dará formação para professores da rede pública municipal sobre consumo sustentável, destinação de resíduos e outras questões relacionadas ao meio ambiente. A formação ocorrerá em duas etapas: presencial e à distância. Esses conhecimentos, depois, serão compartilhados com alunos da rede e irão servir como base teórica para projetos de sustentabilidade que serão implementados em instituições de ensino. 

A coordenadora do projeto na Secretaria Municipal da Educação de Canoas, Monica Haupenthal, explica que o intuito é incentivar a sustentabilidade. “No atual momento, nosso planeta está sofrendo muitas mudanças nos ecossistemas, catástrofes e intempéries climáticas. Os seres humanos, no desenvolvimento de suas potencialidades, muitas vezes esquecem a preservação dos biomas”, afirma. Os educadores que participarem do curso terão a missão de multiplicar as informações em suas escolas e também de coordenar projetos de boas práticas ambientais, com participação de alunos e comunidade escolar. Cada escola desenvolverá um projeto próprio, que  será inscrito no concurso Desafios Criativos da Escola, no segundo semestre deste ano, e os vencedores receberão premiações.

Monica acrescenta que o projeto EcoAtivos é a esperança de um ambiente mais sadio no futuro. “O projeto visa recuperar os pontos críticos que devem ser abordados e esclarecidos para todos, principalmente para os jovens que serão nossos sucessores no futuro e devem aprender a preservar e recuperar os biomas desde já”, conclui.

Projeto EcoAtivos

O EcoAtivos é um projeto implementado atualmente em 500 escolas públicas do Brasil. A iniciativa, desenvolvida pelo Instituto Alana, está inserida no Programa Criança e Consumo, que tem a parceria do Programa das Nações Unidas pelo Meio Ambiente. A Prefeitura de Canoas assinou o primeiro termo de cooperação com o Projeto EcoAtivos em novembro do ano passado e vai colocar em prática as ações a partir de 2018. Inicialmente, serão contempladas 27 escolas municipais de ensino fundamental de Canoas.

 

Assessoria de Comunicação