Notícias

//
https://www.canoas.rs.gov.br/wp-content/uploads/2022/04/01-04-semana-de-enfrentamento-a-violencia-17.jpg

Escolas Municipais promovem atividades para engajar estudantes no combate à violência contra a mulher

Download Imagem Original

Foto: Alisson Moura

Em alusão ao mês da mulher, comemorado em março, as escolas da Rede Municipal de Canoas finalizaram, nesta sexta-feira (01) a IIª Semana de Enfrentamento a Violência contra as mulheres. A iniciativa teve como objetivo incentivar a integração da comunidade no combate a este tipo de violência, além de impulsionar a reflexão crítica entre os estudantes, educadores e comunidade escolar.

Apresentações em sala de aula, mostra de trabalhos, debates, discussões, criação de vídeos, contação de histórias e palestras educativas foram algumas das atividades realizadas de forma transversal nas instituições, com produção da temática adequada a cada nível de ensino.

Na Escola Municipal de Ensino Fundamental Max Oderich, mais de 200 alunos dos turnos da manhã e tarde, do 6º ao 9ª ano, tiveram a oportunidade de assistir uma palestra sobre violência contra a mulher nesta sexta-feira (01). As informações foram repassadas aos alunos pela Secretária Adjunta de Mulheres, Rosa Marcella de Lima, que apresentou a Rede de Enfrentamento que acolhe mulheres vítimas de violência.

“Existe aquela premissa de que em briga de marido e mulher não se mete a colher, e isso não existe mais. Mete a colher sim, denuncia sim. Às vezes, não é apenas a briga física, às vezes a violência não tem marcas no corpo, mas ainda é violência. Não se pode calar quando a gente vê a vizinha sofrendo com gritos e ameaças. Tem que denunciar. As denúncias são anônimas, qualquer um pode entrar em contato. Quem denuncia, salva vidas”, disse a secretária adjunta de Mulheres, Rosa Marcella.

Durante a semana, os estudantes tiveram vários espaços para aprender mais sobre o tema e para se manifestar. A secretária da Educação, Beth Colombo, destaca que a semana contra a violência às mulheres fomenta nos estudantes a vontade de compartilhar suas impressões e experiências sobre o tema. “Por vezes, nem todos se sentem à vontade para contar suas histórias com o grande grupo durante as atividades, mas os trabalhos mais pedagógicos fazem eles entenderem que, diante de qualquer fato, eles podem pedir ajuda, eles terão voz e vez”, destacou.

Lei Federal
Em junho de 2021, a Lei Federal 14.164 foi aprovada, e inclui conteúdo sobre a violência contra a mulher nos currículos da educação básica, e institui a Semana Escolar de combate à violência contra a mulher.

Escritório de Comunicação PMC