Notícias

//
https://www.canoas.rs.gov.br/wp-content/uploads/2023/10/REDUZIDAS_09_10_2023-FEIRA-DO-LIVRO-SESC-PAMELLA_MENDES-10.jpg

Escritores consagrados, estreantes e alunos: a diversidade da 38ª Feira do Livro

Download Imagem Original

Foto: Pamella Mendes

Os estudantes canoenses foram protagonistas nesta segunda-feira (9), durante mais um dia intenso da 38ª Feira do Livro de Canoas. Logo pela manhã, os alunos do 6º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Paulo Freire realizaram uma sessão de autógrafos no Salão de Atos Nelson Paim Terra. O título “Pequenos(as) grandes autores(as): coletânea de contos sombrios”, escrita por eles durante as aulas com a professora Kerolin Nogueira, estava sendo comercializado no local.

O momento foi de muita euforia. “Foi legal ser escritora, porque uma coisa que eu gosto é de ler e escrever. Pra mim foi bastante legal, porque a professora elogiou meu livro, ela disse que ficou muito bom. Aqui na sessão de autógrafos, dá um nervosismo, mas é bem legal. Eu adorei!”, comentou Rayssa da Rosa Coelho, 12 anos.

Para a professora Kerolin, foi difícil segurar a emoção ao ver seus alunos empolgados e se sentindo protagonistas da sua própria história. “A gente trabalhou durante muitas aulas com eles, sobre interpretação de histórias de terror, escolha de locais, personagens e a escrita deles. Vendo eles autografando, dá um orgulho imenso. Porque não é fácil, só eu sei como foi todo o processo, mas eu decidi neste ano fazer algo grande e diferente, então é muito gratificante. Estou orgulhosa, as famílias também. Eles ficaram ansiosos e motivados”, relatou emocionada.

Durante a tarde, Canoas recebeu os vencedores do Prêmio Sesc de Literatura 2022, um dos mais importantes e consagrados reconhecimentos a escritores estreantes no país. Foram premiados o paraense Pedro Augusto Baía, com a coletânea de contos Corpos benzidos em metal pesado, e a gaúcha Taiane Santi Martins, com o romance Mikaia.

A pauta do livro da escritora gaúcha é o abuso sexual e ele foi utilizado como referência para um trabalho escolar da turma que acompanhava a sessão de conversa. “Essa força que as meninas tiveram, eu não tive. Então, ter onde falar, se abrir, é importante. O trauma ressignifica, ele não se apaga. Fico extremamente grata que meu livro ajudou essas meninas a serem fortes e corajosas”, destacou Taiane.

À noite, os canoenses puderam prestigiar o premiado escritor e jornalista, Fabrício Carpinejar. O Teatro do Sesc ficou lotado para ouvir as histórias do comunicador, que escreve crônicas reconhecidas por todo o país. Antes dele, o encontro foi com o escritor Tobias Carvalho.

“É tão importante uma feira do livro estar quase chegando aos seus 40 anos. Uma feira consolidada, que tem essa tradição de ser a céu aberto, proporcionando eventos com entrada franca, com autores representativos do Estado e do país. Temos que saudar sempre iniciativas que possam ampliar o contato e a interação de autores com o público”, afirmou Carpinejar.

Sobre a 38ª Feira do Livro

Ministério da Cultura, Zaffari, Vero e Corsan, apresentam… Santos Dumont em: é tempo de voar! A 38ª Feira do Livro de Canoas acontece de 6 a 21 de outubro. As atividades ocorrem na Praça da Emancipação, na área central da cidade, e em espaços como o Paço Municipal e a Biblioteca Pública João Palma da Silva, com atrações gratuitas para todos os públicos.

Nesta edição, a Feira do Livro tem como tema os 150 anos de Santos Dumont, considerado pai da aviação. Em alusão à data e também pelo fato de Canoas ser conhecida como a “Cidade do Avião”, o evento contará com uma exposição de um avião da Força Aérea Brasileira (FAB). Entre as atividades, destacam-se também o Caminho das Letras (letras gigantes do alfabeto estão sendo espalhadas pela cidade, com indicações de livros e autores).

Produção Cultural: Danna Produções. Realização: Prefeitura de Canoas – Ministério da Cultura Governo Federal Brasil – União e Reconstrução. A programação completa você confere no site canoas.rs.gov.br/feiradolivro e nas redes sociais da Prefeitura de Canoas.

Texto: Marina Staudt
Edição: Carina Jung

[addtoany]