Notícias

//
https://www.canoas.rs.gov.br/wp-content/uploads/2023/07/tempo.jpg

Escritório de Resiliência Climática de Canoas monitora possibilidade de chuva intensa na cidade

Total de chuva na cidade deve ser entre 150 e 200 milímetros

O Escritório de Resiliência Climática e Defesa Civil de Canoas (Eclima) está monitorando as condições meteorológicas para a possibilidade de chuva forte a volumosa na cidade. Os prognósticos para o município indicam volumes mais expressivos em dois momentos: entre sexta-feira (7) e sábado (8) e, na próxima semana, entre terça (11) e quarta-feira (12).

Segundo o órgão, o total de chuva projetada na cidade indica acumulados entre 150 e 200 milímetros, enquanto a média mensal de precipitação para julho é de 163,5 milímetros. “Em poucos dias poderá chover mais que o esperado para todo o mês. Há potencial de transtornos na cidade e a chuva afetará a bacia do Rio dos Sinos, impactando no nível do rio”, descreve o secretário-chefe do Eclima, Aristeu Ismailow.

Prevenção

Em virtude da possibilidade de transtornos em decorrência da chuva e eventuais acúmulos de água nas vias, a Prefeitura organiza uma série de ações preventivas. “Estamos preparados para evitar maiores transtornos com a chuva que se avizinha para sexta e sábado. A Casa de Bombas 7 contará com dois geradores, e a Casa 6, com um gerador para suporte em caso de falta de energia. A Prefeitura realizará reuniões com equipes da RGE para tentar amenizar o período da queda de luz, caso isso ocorra”, explica Ismailow.

Os ginásios das EMEFs Paulo VI (Av. Irineu Carvalho Braga, 2781, bairro Fátima) e Thiago Würth (Av. Rio Grande Do Sul, 4240, Mathias Velho) estão preparados para receber famílias da cidade, em caso de cheia nas regiões ribeirinhas de Canoas. “É importante que os canoenses continuem acompanhando as redes sociais da Prefeitura porque estamos emitindo boletins meteorológicos sobre a real situação”, acrescenta o secretário.

Em caso de emergência relacionada a fenômenos climáticos, os canoenses podem acionar a Defesa Civil de Canoas, pelos telefones (51) 3476-3400 e (51) 99322-5764, ou o Corpo de Bombeiros, pelo 193.

Escritório de Comunicação - Ecom

[addtoany]